A realização do trabalho cotidiano ao longo de muito tempo e/ou de maneira muito intensa pode causar diversas doenças. As doenças ocupacionais, como são chamadas aquelas causadas pelo trabalho, são equiparadas por lei aos acidentes de trabalho.
Sendo assim, é necessário que o empregador tenha consciência sobre os riscos que cada funcionário corre em determinadas atividades. Para facilitar esse entendimento, veja a seguir quais são as cinco principais doenças causadas pelo trabalho.
1. DORT está entre as doenças causadas pelo trabalho
Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são os mais comuns quando se fala em doenças ocupacionais. Ela é causada pela repetição excessiva de certos movimentos que desgastam intensamente certas partes do corpo.
Eles são como as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), só que necessariamente acontecem no trabalho. Geralmente essas lesões se dão na região das mãos por causa dos tendões e acontecem com quem fica fazendo a mesma tarefa por muito tempo, como digitar ao computador.
2. Surdez definitiva ou temporária pode acontecer
A exposição contínua e prolongada a ambientes de trabalho muito barulhentos pode causar surdez definitiva ou temporária. Essa perda de audição deve-se à modificação prejudicial das estruturas articulares e geralmente é causada por barulhos ambientes acima de 85 dB.
Esse risco é mitigado pelo uso de protetores de ouvido como equipamento de proteção individual, mas nem sempre é possível eliminar totalmente essa possibilidade.
3. Dermatose crônica é o principal problema de pele
Quando o assunto trata dos problemas dermatológicos, a principal entre as doenças causadas pelo trabalho é a dermatose crônica. Ela aparece com mais frequência entre mecânicos e trabalhadores de chão de fábrica em geral.
O contato com a graxa é o principal fator para o aparecimento, mas outras questões como temperaturas extremas e radiação também podem causá-la.
Com o tempo, se manifesta por meio de áreas que ficam avermelhadas e com coceira. Algumas vezes, pode apresentar bolhas e descascamento.
4. Asma ocupacional pode se tornar fatal
Já quanto ao sistema respiratório, a asma ocupacional é bastante comum. Ela é causada pela aspiração prolongada de pequenas partículas. Com isso, pode aparecer desde em trabalhadores de carvoarias e da construção civil até os da indústria têxtil, por exemplo.
O grande problema é que essa asma pode se tornar fatal ao passar de incômodo com tosse para o aumento das chances de um câncer pulmonar ou de uma parada cardiorrespiratória.
5. Transtornos mentais não devem ser ignorados
Todas essas são questões físicas, mas quando se fala das doenças causadas pelo trabalho os transtornos mentais também devem ser levados em consideração.
A pressão excessiva no ambiente de trabalho e a falta de qualidade de vida são dois fatores que podem propiciar o surgimento de condições como estresse, ansiedade e depressão.
Considerando que esses transtornos são a terceira maior causa de longos afastamentos do trabalho no Brasil, é especialmente importante dar atenção a essas doenças tanto quanto às doenças físicas.
As doenças causadas pelo trabalho podem ocorrer por diversos motivos e é importante conhecer os seus riscos para tentar evitá-los tanto quanto possível. Assim, há mais proteção para o empregado e também para o empregador.
Deixe nos comentários se você tem alguma dúvida sobre essas doenças e aproveite para participar.