Colaboradores: quais as 6 principais doenças causadas no inverno

principais doenças causadas no inverno

principais doenças causadas no inverno
O inverno é a estação do ano marcada pelas baixas temperaturas, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil. Com o frio mais intenso, é comum aumentarem os casos das principais doenças causadas no inverno.
Quem sai para trabalhar logo nas primeiras horas do dia e também aqueles que retornam para a casa no fim da noite, sabem que a queda da temperatura nesses períodos pode facilitar a proliferação de doenças. Por isso, para evitar ficar doente durante essa estação, é importante conhecer as principais doenças causadas no inverno e saber como se prevenir desses problemas.
Se você quer curtir o inverno com saúde, não deixe de conferir a listagem a seguir com as 6 doenças mais comuns nessa época do ano.

1. Resfriado

Muitas pessoas têm dificuldades em diferenciar uma gripe de um resfriado, pois ambas as doenças possuem sintomas parecidos. O resfriado é uma das principais doenças causadas no inverno e os seus sintomas, como coriza, febre baixa, espirros e dor de garganta, se mantêm presentes no organismo da pessoa de quatro a cinco dias, podendo se prolongar por até duas semanas.
Para prevenir a doença durante o inverno, é recomendável lavar sempre as mãos.

2. Gripe

O vírus influenza, responsável pela gripe, se manifesta com mais frequência no inverno. O paciente com gripe apresenta os mesmos sintomas de uma pessoa resfriada, porém com o adicional de febre alta, dores no corpo e fadiga.
Para evitar complicações neste inverno por conta da gripe, é importante buscar por um atendimento médico para que o tratamento seja realizado de maneira correta, com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação.principais doenças causadas no inverno

3. Alergias

Quem é alérgico sabe que o inverno é uma estação bastante complicada, pois as baixas temperaturas intensificam a sensação de irritação, seja por pelos de animais, mofo, poeira ou perfumes. Os alérgicos sofrem com espirros frequentes, coceiras no nariz, nos olhos e tosse.
Por conta do frio, é comum as pessoas deixarem as janelas fechadas, porém, para evitar os ataques alérgicos, é preciso manter o ambiente ventilado e limpo, afastando as substâncias que causam a alergia.

4. Rinite é uma das principais doenças causadas no inverno

O frio e o tempo seco são grandes vilões de quem sofre de rinite. Essa irritação da mucosa do nariz é caracterizada por espirros, coriza, coceira e entupimento das vias nasais. Assim como nos casos de alergia, é importante manter o ambiente limpo e ventilado, além de buscar tratamento médico adequado.

5. Sinusite

A sinusite representa também uma das principais doenças causadas no inverno. A inflamação dos seios nasais, cavidades no crânio em torno do nariz, é provocada por alergias, infecções por vírus ou bactérias, e costuma causar dor de cabeça, pálpebras inchadas, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos.
Para evitar as crises durante o inverno, é interessante utilizar um descongestionante nasal recomendado pelo o seu médico de confiança.

6. Pneumonia

No inverno, é comum aumentar os casos de doenças como a pneumonia, uma infecção aguda dos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Esse problema de saúde pode surgir após uma gripe ou crise de bronquite e o tratamento geralmente é realizado com antibióticos prescritos pelo médico.
Para curtir o frio longe dessa doença, é importante lembrar sempre de lavar as mãos, principalmente após frequentar lugares públicos e fechados.
Você conferiu neste artigo as 6 principais doenças causadas no inverno e dicas de como preveni-las. Para continuar por dentro das novidades relacionadas à saúde no trabalho, confira em nosso blog os 6 benefícios da ginástica laboral para funcionários.