Como calcular a taxa de gravidade da sua empresa?

taxa de gravidade da sua empresa

taxa de gravidade da sua empresa
Cuidar da segurança do ambiente de trabalho é fundamental para conseguir resultados mais satisfatórios. Além de criar um espaço com os riscos mitigados e promover ações de treinamento e conscientização, é necessário ficar de olho em alguns indicadores.
Um desses é a taxa de gravidade, que serve para exprimir o tempo perdido por acidentes dentro de um determinado período. Calculada da maneira certa, ela traz uma visão importante sobre toda a questão de segurança.
Por isso, veja a seguir como calcular a taxa de gravidade da sua empresa e saiba mais!

O que é a taxa de gravidade?

A taxa de gravidade corresponde a um índice que exprime o número de dias perdidos por acidentes de trabalho a cada 1 milhão de horas trabalhadas.
Esse é um elemento que foi definido no âmbito da segurança de trabalho para que se tenha mais conhecimento sobre a exposição aos riscos de um empreendimento.

Por que ela é importante?

Conhecer a taxa de gravidade da sua empresa é fundamental para conquistar uma percepção estruturada a respeito da segurança e conseguir uma ação mais estratégica.
A partir da avaliação e do acompanhamento desse número, é possível compreender se o ambiente de trabalho está mais seguro, se as medidas de mitigação de riscos estão funcionando e assim por diante.
Além disso, ela é bastante considerada na contratação de um plano de saúde empresarial, por exemplo. Se ela for muito alta, significa que há um risco maior de acionar o plano. Sendo assim, o valor cobrado tende a ser mais alto. Por outro lado, agir para diminuir esse resultado pode ajudar na conquista de descontos e melhores condições.taxa de gravidade da sua empresa

Como calcular a taxa de gravidade da sua empresa?

Para fazer esse cálculo, é necessário, antes, compreender o conceito de dias perdidos. Cada acidente do trabalho, dependendo da sua gravidade, gera um “débito” para o negócio. Esses valores são instituídos pela NBR 1280, que trata do registro e classificação de acidentes de trabalho.
Um acidente com morte, por exemplo, gera 6000 dias de débito. Uma lesão que leve à amputação do membro superior, por sua vez, pode gerar de 3600 a 4500 dias.
Sabendo disso, a fórmula para o cálculo é dada por:

  • Taxa de gravidade = Tempo computado x 1.000.000 / Horas trabalhadas

Imagine que um empreendimento possui 600 funcionários que trabalham 176 horas por mês. Durante o período, três acidentes de trabalho aconteceram, como a seguir:

  • Perda de audição em um ouvido = 600 dias
  • Lesão corporal leve = 5 dias
  • Lesão corporal mediana = 15 dias

Assim, a taxa de gravidade da sua empresa será de:

  • Taxa de gravidade = (600 + 5 + 15) x 1.000.000 / 105600
  • Taxa de gravidade = 5871

Isso significa que para cada 1 milhão de horas trabalhadas, o esperado é que haja uma perda de 5871 dias devido a acidentes, mantendo esse valor constante.
Para reduzi-la, é necessário diminuir o número e a frequência de acidentes e, também, trabalhar para que eles sejam menos graves. Isso diminuirá o débito de dias.
Ficou com alguma dúvida sobre como calcular a taxa de gravidade da sua empresa? Conte nos comentários!