Como aumentar a produtividade sem prejudicar a saúde

Opera_Instantâneo_2020-05-06_181307_www.freepik.com
Muito se fala sobre ser mais produtivo como se fosse uma regra ou uma necessidade. Aumentar a produtividade é realmente importante. Mas você sabe o que isso significa, de verdade? Outra pergunta: Você sabe como ser mais produtivo (a), sem prejudicar a sua saúde física e mental?
Muitas pessoas acreditam que ser mais produtivo (a) é sinônimo de trabalhar mais, o que é um grande erro. Na verdade, significa fazer mais em menos tempo, o que representa um aumento da eficiência. Se você quer ser mais produtivo (a) da maneira correta, confira algumas dicas que vão ajudar muito no seu dia a dia.
 
    1 • Planeje-se na noite anterior
Essa é uma estratégia que não só aumenta a produtividade, mas também ajuda a ter uma noite melhor. Por exemplo, hoje de noite você vai pegar apenas cinco minutinhos do seu tempo e listar todas as coisas que precisará fazer amanhã. Faça uma lista seguindo uma ordem de prioridades, ou seja, o mais urgente vem primeiro. Assim, amanhã você não precisará perder tempo pensando no que precisa ser feito.
   
    2 • Saiba em qual horário é mais produtivo (a)
Você trabalha melhor pela manhã, à noite, de madrugada ou à tarde? É importante identificar em qual período do dia ou da noite você está mais empolgado (a) para fazer as coisas. Se for pela manhã, por exemplo, faça logo as tarefas mais difíceis. Aproveite que você está com mais disposição para encarar os maiores problemas. Deixe o horário de menor produtividade para  descanso e lazer.
   
    3 • Faça uma coisa de cada vez
Sabe aquela história de “consigo fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo”? A pessoa pode até conseguir, mas as duas coisas não serão feitas da melhor maneira possível. Isso porque o nosso cérebro só consegue focar de verdade em uma tarefa por vez. Assim, canalize toda a sua energia para uma única tarefa. Você verá que ela será feita em menos tempo e com mais qualidade – algo que tem tudo a ver com produtividade.
 
    4 • Anote tudo
Nosso cérebro é um HD bastante limitado, quando se trata de tarefas pontuais. Muitas coisas que não eram esperadas podem surgir durante o dia, e você deve ter um papel com caneta ao lado para anotar tudo ou colar na parede os lembretes de forma que fiquem bem diante do seu campo de visão. Evite tentar memorizar tudo, pois a nossa mente é falha e você também precisa dela para outras coisas importantes.
 
    5 • Pratique a meditação 
Devido aos inúmeros benefícios, a meditação é uma prática que está ganhando a cada vez mais a atenção do Ocidente. Além de ajudar a melhorar a memória, essa prática também ajuda a mente a ter mais foco durante o dia. Consequentemente, ajuda a aumentar a produtividade.
 
    6 • Durma bem
Ter uma boa noite ou bom dia de descanso é fundamental para ser uma pessoa mais produtiva. É como recarregar as baterias e estar pronto para realizar todas as coisas do dia seguinte. Aquele cochilo depois do almoço também faz muito bem para a saúde. Viu que pequenas estratégias do dia a dia podem aumentar a produtividade? Coisas simples, que você pode fazer sem sair de casa ou gastar dinheiro. Portanto, mãos à obra!
   Cuidar de você. Esse é o plano.