Dicas para se sair bem no home-office

Opera_Instantâneo_2020-05-06_180550_www.freepik.com

Já antes da pandemia da Covid-19, o modelo de trabalho home office vinha crescendo consideravelmente no Brasil. Por causa do vírus, diversas empresas tiveram que passar a fazer suas operações em casa. Porém, nem todo mundo consegue se adaptar muito bem em tão pouco tempo e isso é perfeitamente normal.
Para aqueles que estão acostumados a cumprir horário e ter um chefe ali de junto cobrando as tarefas, não cair na procrastinação é uma tarefa bem difícil. 
Para evitar esse tipo de situação e tornar o seu trabalho home office mais fácil, eis algumas dicas. Acompanhe!

4 super dicas que vão ajudar no home office

1. Determine horários para começar a encerrar o expediente

Se a empresa permite que os funcionários trabalhem em casa em qualquer horário desde que a carga horária seja cumprida, então você pode cair numa armadilha. Acreditar que trabalhar em casa significa acordar a hora que bem entender é um erro.
Você tem tarefas para serem cumpridas que levam um determinado tempo. Por isso, se você não tiver um horário fixo para começar, pode acabar atrasando o seu trabalho e o da equipe.
Tenha cuidado também para não acabar trabalhando mais do que deve e esquecendo do lazer, ou seja, do momento de descanso. Você pode estabelecer um horário para o almoço e um para o término do trabalho.
 

2. Faça uma lista de tarefas

A organização é algo fundamental para qualquer trabalho, especialmente se você está trabalhando em casa por conta da quarentena.
Todos os dias, antes de dormir, anote numa agenda, num pedaço de papel ou em qualquer outro meio (pode ser eletrônico), todas as coisas que você tem que fazer no dia seguinte. Além de ajudar a dormir melhor, no outro dia não perde tempo pensando no que tem que ser feito.
 

3. Dê prioridade ao mais urgente

Tem algo para fazer que o prazo já venceu ou que está bem perto de vencer? Então comece por essa tarefa. Além de evitar maiores transtornos com a empresa, você também reduz o nível de ansiedade. Quando cumprimos os prazos tudo fica mais fácil.
Depois de cumprir o mais urgente, uma outra dica é cumprir as tarefas mais fáceis de fazer e mais rápidas. Assim, você consegue finalizar, em pouco tempo, a maioria das tarefas do dia.
 

4. Está cansado? Trabalhe em blocos de tempo

Apesar de não parecer, trabalhar em casa também pode ser cansativo, especialmente quando se trata de um trabalho mental. Já temos o estresse do isolamento e não ter aquele cafezinho no meio do expediente com um bate-papo com os colegas, pode afetar a produtividade.
Quando se sentir cansado, o melhor a fazer é uma pausa, por exemplo, de uns 10 minutos. Depois volte e trabalhe mais 30 ou 40 minutos e descanse novamente. Isso tem a ver com a Técnica Pomodoro, excelente para ajudá-lo a aumentar a produtividade sem deixá-lo muito cansado.
Viu como existem diversas formas de facilitar o seu trabalho home office? Comece a colocar as dicas em prática e verá como as coisas ficarão mais fáceis com o passar do tempo.
Quer mais dicas para cuidar melhor da sua saúde mental e física? Então, assine a nossa newsletter!