Como economizar com exames médicos?

economizar com exames médicos

economizar com exames médicos
Os cuidados com a saúde geralmente custam muito caro para a média das pessoas. Mas não podem ser ignorados de maneira alguma. Por vezes, é preciso fazer um bom investimento para se manter saudável e com os check-ups em dia.
Além das consultas médicas, os exames solicitados pelos médicos consomem boa parte desses gastos. Porém, algumas dicas simples podem ajudar a economizar com exames médicos sem deixar de receber um atendimento de qualidade. Veja quais são eles!

Verifique se o plano de saúde oferece o exame

Ter um bom plano de saúde já é uma boa caminhada para alcançar a tão almejada economia. As chances de que a solução possa cobrir parcial ou integralmente os gastos com os exames são grandes.
Portanto, antes de pagar pelos procedimentos de que precisa e acabar gastando mais do que deveria, entre em contato com seu plano e confira se ele poderá arcar com os custos. Além de economizar com exames médicos, você também poderá escolher entre uma gama de médicos e laboratórios disponíveis.

Pesquise para economizar com exames médicos

Por mais que seja um processo um tanto quanto demorado, é importante se informar sobre os preços dos exames que você precisa realizar. Verifique os locais em que o procedimento está disponível, faça uma ligação e anote os números, para posteriormente fazer uma comparação.
Caso tenha um plano de saúde, solicite a tabela de valores. Não tenha vergonha de perguntar, pois quanto mais informações forem dadas sobre a intenção de economizar, mais opções de pagamento ou desconto poderão ser oferecidas.
economizar com exames médicos

Priorize a importância dos exames

Analise a lista de exames pedidos pelo seu médico e converse com ele para saber quais têm máxima prioridade, para que sejam feitos com mais urgência. Assim, você faz um investimento inicial diretamente no que realmente importa.
É claro que o restante dos exames não deve e nem pode ser deixado de lado, mas você terá mais tempo para se organizar financeiramente ao invés de aplicar todas as finanças de uma só vez. Essa é mais uma forma altamente eficaz de economizar com exames médicos.

Siga corretamente as recomendações médicas

Alguns exames exigem que o paciente se comporte de determinada maneira, a fim de que o resultado seja preciso e mais rapidamente alcançado. Jejuns, dormir uma boa quantidade de horas por noite e deixar de comer certos alimentos são algumas das recomendações médicas mais comuns.
É muito importante segui-las corretamente para evitar que os procedimentos não deem certo e precisem ser repetidos. Se você quer economizar com exames médicos, lembre-se: qualquer deslize cometido poderá interferir no resultado, e isso fará com que tenha que refazer ou que outras análises e testes sejam realizados. Eles podem ser, inclusive, mais caros do que aqueles anteriores.
Fazer o que o médico recomenda será importante para sua recuperação e também para sentir-se rapidamente mais motivado.
Mesmo com todas essas informações, tenha em mente que, mesmo que encontre alternativas acessíveis para economizar, sua saúde vem em primeiro lugar. E, quando for necessário aplicar uma quantia maior de dinheiro em algum tratamento ou procedimento, o esforço será válido.
Já colocou alguma dessas dicas em prática e conseguiu economizar no orçamento? Tem mais alguma sugestão valiosa para colocar em prática? Contribua conosco, e deixe um comentário abaixo!