Como economizar com tratamentos de saúde?

economizar com tratamentos de saúde

economizar com tratamentos de saúde
Manter a saúde física e mental em dia é essencial para ter qualidade de vida e disposição para enfrentar os desafios do dia a dia. No entanto, em alguns momentos, podem surgir algumas doenças que necessitam de um tratamento médico especializado. Nesses casos, além da apreensão natural por conta da enfermidade, os pacientes ainda têm que se preocupar com os altos custos da saúde no país.
Dependendo do acompanhamento, os valores cobrados na rede particular podem acabar comprometendo o orçamento da pessoa, pois além de gastar com exames e consultas, é comum ter que adquirir medicamentos.
Para ajudar os pacientes que precisam economizar com tratamentos de saúde, listamos algumas dicas do que é preciso fazer para garantir a saúde sem comprometer tanto as finanças pessoais. Confira!

Invista na prevenção

Uma das dicas mais importantes para economizar com tratamentos de saúde é prevenir as doenças que costumam surgir por conta de hábitos ruins que a pessoa adota ao longo da vida. Seguir uma alimentação equilibrada e manter uma rotina de exercícios físicos ajudará a manter a saúde do corpo e da mente em ordem.
Além dos hábitos saudáveis, outra forma de prevenção que auxiliará o paciente a economizar com tratamentos de saúde são as visitas regulares aos médicos especialistas. Caso o paciente tenha alguma doença crônica, esse acompanhamento deve ser mais frequente. Mas, se a saúde anda bem, a realização de um check-up anual pode ser o suficiente.
 
economizar com tratamentos de saúde

Conte com um bom plano para economizar com tratamentos de saúde

Vimos que para evitar gastos e economizar com tratamentos de saúde é fundamental investir na prevenção, seguindo hábitos de vida saudáveis e realizando consultas médicas periodicamente. No entanto, para não elevar o orçamento do paciente em casos de prevenção ou de tratamento médico, a dica é contar com um bom plano de saúde.
Ao contratar um plano de saúde, que pode inclusive abranger toda a família, o paciente terá a sua disposição uma ampla rede de médicos, que atuam em diferentes especialidades. Além disso, os exames clínicos também poderão ser realizados nos laboratórios cobertos pelo plano. Com isso, é possível economizar com tratamentos de saúde para toda a família.

Escolha a modalidade mais vantajosa do plano de saúde

Como abordado acima, o plano médico ajuda a economizar com tratamentos de saúde e dá ao paciente e aos seus familiares todo o suporte médico necessário. Mas, antes de escolher qual plano é o melhor para a sua família, veja uma das modalidades mais comuns e conheça suas principais características:

Saiba como funciona a coparticipação

Para economizar com tratamento de saúde, é fundamental que o paciente procure por uma modalidade que se encaixe perfeitamente na realidade financeira da sua família. Os planos de saúde de coparticipação oferecem algumas vantagens interessantes para os beneficiários. Todos os meses, os membros pagam uma mensalidade bastante acessível, e quando realizarem alguma consulta, exame ou internação, eles pagam uma porcentagem referente ao procedimento.
Caso não seja realizado nenhum serviço médico durante o mês, os beneficiários terão que arcar apenas com a mensalidade fixa. O valor da taxa de coparticipação pode variar de 30% a 50%. A tabela de preços é negociada entre as operadoras com a rede credenciada e seus médicos.
Apresentamos no artigo de hoje maneiras de economizar com tratamentos de saúde, investindo na prevenção e em um bom plano de saúde familiar. Para continuar por dentro das dicas relacionadas à saúde da família, acompanhe as próximas postagens do nosso blog!