Como funciona um plano de saúde familiar?

plano de saúde familiar

plano de saúde familiar
Cuidar da saúde da família é essencial para ter tranquilidade, qualidade de vida e boas experiências. Para que todos estejam devidamente protegidos, nada melhor que recorrer a um plano de saúde familiar. Mas você sabe como ele funciona?
Do tipo coletivo, traz diversos benefícios, como a realização de consultas, exames, procedimentos previstos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Além disso, garante economia e atendimento em qualquer momento que for necessário.
Para tirar todas as outras dúvidas, veja como funciona um plano de saúde familiar e descubra o que levar em conta.

Como é a contratação dessa alternativa?

Assim que decidir aproveitar essa opção, basta reunir os documentos necessários e solicitar o contato de um corretor para intermediar os trâmites de contratação. Tudo é muito simples! Basicamente, os clientes em geral devem separar cópias do RG, CPF e comprovante de residência.
Para a inclusão de dependentes no contrato, devem-se apresentar cópias da certidão de casamento, RG e CPF (se o dependente for o cônjuge); ou cópias da certidão de nascimento e o CPF da criança ou do jovem (se o dependente for menor de idade).

Quem são os beneficiários do plano de saúde familiar?

Para garantir o uso adequado, esse plano é voltado para o titular e seus parentes próximos, em que haja dependência financeira. Ou seja, é possível contratar para você e seu cônjuge, já que o parentesco é direto.
Também é incluir os parentes diretos, como filhos de diferentes idades. Tanto faz se tem filhos adolescentes ou um recém-nascido. A inclusão permite que todos aproveitem as possibilidades.
plano de saúde familiar

Como é a utilização do plano?

Uma vez que o plano de saúde seja contratado, ele pode ser usado de acordo com as condições de contrato. Se você não fizer a portabilidade de outro contrato, vai precisar cumprir a carência — para muitos processos, ela é de apenas alguns dias.
Com a liberação para uso, é possível marcar consultas com especialistas, fazer exames e demais procedimentos. É importante ficar de olho na rede autorizada, pois o plano é aceito em certas clínicas e hospitais.
Também vale a pena recorrer aos programas de prevenção de doenças e de acompanhamento dos quadros crônicos. Uma boa operadora oferece algumas possibilidades do tipo e garante que você e a família cuidem ainda melhor do bem-estar.

O que é a coparticipação?

Outra característica do plano de saúde familiar é a presença da coparticipação. Nessa modalidade, o titular fica responsável por pagar um valor simbólico da consulta ou exame. Geralmente, esse total varia de 30 a 50%.
Ao mesmo tempo, existe um teto dessa cobrança e ninguém tem que pagar nada além dessa “franquia”. Com isso, procedimentos caros não causam rombos no orçamento, por exemplo.
Outro ponto importante é que essa é uma forma de conseguir um plano mais barato. Quem usar com maior intensidade, paga um pouco além. Assim, a mensalidade normalmente cobrada é muito mais em conta, o que torna a opção bastante atraente.
O plano de saúde familiar é uma excelente alternativa para deixar todos sempre protegidos. Com a contratação adequada, é fácil aproveitar os benefícios dessa possibilidade.
Para conhecê-lo ainda melhor, baixe nosso e-book gratuito e veja as vantagens e o funcionamento desse plano.