Ao longo dos últimos meses, você tem acompanhado os alertas da Unimed Cascavel sobre os perigos de ser um paciente polifarmácia (pessoas que usam rotineira e concomitantemente quatro ou mais medicamentos por dia – com ou sem prescrição médica). Incluídos nesses riscos estão os erros nas quantidades, nos horários e nas possíveis interações entre os medicamentos (anulando ou potencializado os efeitos deles).
No artigo desta semana, a Unimed Cascavel reforça orientações para evitar erros de medicação. Boa leitura!
1 • Paciente certo
Para administração de medicamentos em casa, é importante identificar quem está consumindo os fármacos. A farmacinha compartilhada exige atenção, pois muitos medicamentos têm cores e formatos parecidos, o que nos leva à segunda dica:
2 • Medicamento certo
Antes de consumir, confira sempre se o nome do medicamento que tem em mãos é o que está prescrito na receita ou no prontuário. Pessoas alérgicas a determinados componentes devem informar a condição ao médico ou farmacêutico.
3 • Via certa
Higienize bem as mãos antes de preparar e administrar o medicamento.
4 • Hora certa
Para que o resultado esperado tenha mais chance de ser atingido, consuma o medicamento nos horários indicados pelo seu médico.
5 • Dose certa
Confira com atenção e respeite a dose prescrita.
6 • Orientação certa
Ao receber a receita para uso de determinado medicamento, esclareça todas as dúvidas sobre o motivo de tal indicação, a forma correta de consumi-lo, efeitos adversos e possíveis consequências de interações com outras substâncias (outros fármacos ou bebida alcoólica, por exemplo).
7 • Resposta certa
Observe e informe o seu médico se o medicamento consumido está tendo a resposta desejada. Em caso de efeito diferente, não espere… procure ajuda.
Essa leitura foi útil? Compartilhe!
Cuidar de você. Esse é o plano.