Entrevista com o fisioterapeuta: como cuidar da saúde dos seus ossos e articulações

Nesta semana, a Unimed Cascavel traz uma entrevista com o fisioterapeuta Edmilson Zabott Júnior, do Centro de Atenção à Saúde da Cooperativa.

Aproveite a leitura!

Unimed Cascavel (UC) • A partir de que idade é preciso dar atenção à saúde dos ossos e das articulações?

Edmilson Zabott Jr. – O cuidado é necessário a partir do momento em que a pessoa começa a se mexer. Ou seja, desde o nascimento. Isso significa que mesmo as crianças precisam estar atentas, apesar dos problemas nessa fase da vida serem menos comuns. A atenção deve ser intensificada a medida do avanço da idade, pois a redução da atividade física aumenta a chance de problemas tanto nos ossos quanto nas articulações. 

(UC) • Que tipo de cuidados são necessários? 

Edmilson Zabott Jr. – Na realidade, o que existe é uma orientação: mexa-se! É preciso manter o corpo em movimento para que os ossos e articulações funcionem de maneira saudável. Aliás, também é por isso que as crianças tendem a ter menos problemas, pois estão sempre movimentando todas as partes do corpo. Os cuidados relativos ao excesso de impacto vêm depois disso e especialmente para casos de pessoas que precisam de uma atenção especial.

(UC) • Quais são os principais problemas que afetam ossos e articulações? 

Edmilson Zabott Jr. – A frequência maior é de quadros inflamatórios, especialmente das articulações, a exemplo da artrite. Essas situações ficam mais frequentes com o avançar da idade, mas podem ser tratadas por profissionais da saúde.

(UC) • Qual é a importância do alongamento? 

Edmilson Zabott Jr. – Quando feito com frequência, o alongamento melhora a coordenação motora, ajuda a prevenir lesões por esforço repetitivo, tendinites, dores lombares e cervicais, melhora a postura e aumenta a consciência corporal. Além disso, é uma forma importante de promover o relaxamento muscular após atividades exaustivas.

(UC) • E a importância do fortalecimento muscular? 

Edmilson Zabott Jr. – Os músculos dão sustentação ao corpo. Para efeito de comparação, ter uma boa massa muscular é como ter um cimento de qualidade para construir uma casa. Com mais força, maior é a proteção para os ossos e também para as articulações. 

(UC) • Qual é o momento certo de procurar ajuda profissional?

Edmilson Zabott Jr. – O ideal é procurar a ajuda de um fisioterapeuta assim que aparecerem possíveis quadros de dor. Exercícios específicos existem para ajudar. Ainda há o médico ortopedista que é qualificado para lidar com esses casos. Mas é importante reforçar: maior do que o medo de lesões são os benefícios de manter-se em movimento. Por isso, repito: Mexa-se!

Gostou? Compartilhe! 

Cuidar de você. Esse é o plano.