Como prevenir erros de medicação?

Ao longo dos últimos meses, você tem acompanhado os alertas da Unimed Cascavel sobre os perigos de ser um paciente polifarmácia (pessoas que usam rotineira e concomitantemente quatro ou mais medicamentos por dia – com ou sem prescrição médica). Incluídos nesses riscos estão os erros nas quantidades, nos horários e nas possíveis interações entre os medicamentos (anulando ou potencializado os efeitos deles).

No artigo desta semana, a Unimed Cascavel reforça orientações para evitar erros de medicação. Boa leitura!

1 • Paciente certo

Para administração de medicamentos em casa, é importante identificar quem está consumindo os fármacos. A farmacinha compartilhada exige atenção, pois muitos medicamentos têm cores e formatos parecidos, o que nos leva à segunda dica: 

2 • Medicamento certo

Antes de consumir, confira sempre se o nome do medicamento que tem em mãos é o que está prescrito na receita ou no prontuário. Pessoas alérgicas a determinados componentes devem informar a condição ao médico ou farmacêutico. 

3 • Via certa

Higienize bem as mãos antes de preparar e administrar o medicamento. 

4 • Hora certa

Para que o resultado esperado tenha mais chance de ser atingido, consuma o medicamento nos horários indicados pelo seu médico. 

5 • Dose certa

Confira com atenção e respeite a dose prescrita. 

6 • Orientação certa

Ao receber a receita para uso de determinado medicamento, esclareça todas as dúvidas sobre o motivo de tal indicação, a forma correta de consumi-lo, efeitos adversos e possíveis consequências de interações com outras substâncias (outros fármacos ou bebida alcoólica, por exemplo).

7 • Resposta certa

Observe e informe o seu médico se o medicamento consumido está tendo a resposta desejada. Em caso de efeito diferente, não espere… procure ajuda.  

Essa leitura foi útil? Compartilhe!

Cuidar de você. Esse é o plano.