Conheça 5 doenças que provocam o afastamento no trabalho

afastamento no trabalho

afastamento no trabalho
Todas as empresas, independentemente do porte ou segmento, sofrem com os impactos causados pelo afastamento de colaboradores do trabalho, seja por questões de saúde ou por acidentes.
Apesar de comum, o afastamento no trabalho não é nada positivo para os empregados, que podem ficar dias, semanas e até meses sofrendo com alguma doença. Já os empregadores acabam perdendo a força máxima de trabalho todas as vezes em que um de seus funcionários é afastado.
No artigo a seguir, vamos mostrar as 5 doenças que mais provocam o afastamento no trabalho, comprometendo a saúde e o bem-estar dos funcionários e diminuindo a produtividade das empresas. Confira!

1. Dores nas costas

É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha sentido dores nas costas. Porém, este incômodo pode se tornar uma doença que impede os colaboradores de exercerem as suas atividades diárias.
As dores nas costas e problemas na coluna afastam mais de 160 mil pessoas dos postos de trabalho todos os anos. Essa doença tem muito a ver com a ergonomia no ambiente empresarial. Postura inadequada e atividades executadas sem pausas são alguns dos fatores que intensificam as dores nas costas dos empregados e geram o afastamento no trabalho.

2. Estresse e depressão

O dia a dia nas empresas costuma ser bastante agitado e repleto de atividades. Toda essa correria, aliada às cobranças intensas dos gestores, podem aumentar consideravelmente as chances de o colaborador passar por crises de estresse e até sofrer com depressão.
afastamento no trabalho
Dependendo do grau clínico, o funcionário pode chegar a ficar meses afastado da empresa ou somente retornar quando a doença de cunho psicoemocional for controlada totalmente, fazendo com que o colaborador se sinta apto a voltar a trabalhar.

3.  Varizes

Em algumas áreas, os colaboradores podem passar muitas horas em pé ou sentados e essa rotina contribui para o surgimento de varizes. Mesmo não sendo considerada pelas pessoas um problema grave de saúde, as varizes também afastam um número considerável de trabalhadores.
Uma alternativa são as pausas regulares e também a adaptação do posto de trabalho para evitar que os colaboradores fiquem por muitas horas em pé ou sentados.

4. Hérnias inguinais

Outra doença que provoca o afastamento no trabalho são as hérnias inguinais, que ocorrem na região da virilha e representam 75% de todas as hérnias abdominais. Esta enfermidade atinge mais os homens do que as mulheres e, para diagnosticar o problema, os colaboradores devem realizar exames clínicos com frequência, principalmente se sentirem algum tipo de desconforto ou dor na região da virilha.

5. Lesões no joelho também provocam afastamento no trabalho

Por fim, apresentamos mais um problema de saúde que entra para a lista de doenças que provocam afastamento no trabalho: as lesões de joelho. São diversos tipos de lesões, que podem ser ocasionadas tanto por problemas de ergonomia na empresa, quanto por questões genéticas ou de esforços desnecessários e contínuos na região do joelho.
Você conferiu neste artigo as 5 doenças que mais causam afastamento no trabalho e interferem na saúde e qualidade de vida dos empregados. Para continuar por dentro dos assuntos relacionados ao bem-estar dos colaboradores, confira em nosso blog o post que mostra qual é o melhor plano de saúde para grandes empresas.