O que é cálculo da taxa de gravidade?

cálculo da taxa de gravidade

cálculo da taxa de gravidade
Quando falamos em segurança no trabalho, muitas questões estão em pauta: desde as formas de prevenir acidentes, passando pela ginástica laboral, que ajuda a manter a saúde dos colaboradores, até a disponibilidade de profissionais de medicina do trabalho. Entre todos esses temas, um termo chama a atenção e deve ser estudado com seriedade pelos líderes da organização. Estamos falando da taxa de gravidade e do cálculo feito para chegar até este número.
Se você precisa deste dado na sua empresa, fique atento a esse texto. Entenda agora o que é o cálculo da taxa de gravidade e aprenda a fazê-lo.

O que é a taxa gravidade?

Resumidamente, a taxa de gravidade é uma estatística sobre o quão grave pode ser um acidente de trabalho. Ela determina para a empresa quantos dias de trabalho serão perdidos caso aconteça um acidente dentro do seu u ambiente.

Como é feito o cálculo da taxa de gravidade?

O cálculo da taxa de gravidade é feito com base na normativa da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para cada um milhão de horas de trabalho realizadas dentro de um determinado período. O cálculo acontece da seguinte forma: a taxa de gravidade é igual ao tempo considerado vezes um milhão, dividido pelas horas-homem de exposição ao risco.

TG= tempo x 1.000.0

                                                                                                   _________

         horas homem

Por exemplo, se em uma empresa foram perdidos 20 dias com acidentes de trabalho e são 20 mil homens-horas trabalhadas, a taxa de gravidade será de mil dias perdidos dentro de um período de um milhão de horas trabalhadas.
cálculo da taxa de gravidade

Qual é a utilidade da taxa de gravidade?

O cálculo da taxa de gravidade é importante para que a empresa tenha um controle sobre os acidentes de trabalho que possam acontecer. Por exemplo, é possível fazer essa conta antes e depois de implementadas medidas para melhorar a segurança de trabalho. Dessa forma, você poderá mensurar a real efetividade das suas medidas. Com o passar do tempo, será possível avaliar especificamente qual medida funciona, qual deve ser melhorada e de que forma a sua empresa pode evoluir até se tornar um ambiente livre de acidentes.

O que é a taxa de frequência?

Quando uma empresa faz o cálculo da taxa de gravidade é prudente fazer também o cálculo da taxa de frequência. Ela nada mais é, como o nome diz, que a frequência com que os acidentes acontecem dentro da empresa. Ou seja, qual é o número de acidentados por milhão de horas de exposição ao risco dentro de um determinado período.
Nesse caso, é importante realizar dois tipos de cálculos para que as suas estatísticas sejam verdadeiras. Um deles para os acidentes sem perda de tempo de trabalho e outro para acidentes com perda de tempo.
O cálculo da taxa de gravidade é uma estatística importante para a empresa. Ele é feito a partir de uma quantidade de tempo específico e, portanto, deve ser repetido de tempos em tempos. Você está acostumado a fazer esse tipo de controle na sua empresa? Conte nos comentários como a taxa de gravidade e taxa de frequência te ajudaram a criar um ambiente livre de acidentes.