Consulta particular ou plano de saúde: como escolher o mais vantajoso?

consulta particular ou plano de saúde

consulta particular ou plano de saúde
Cuidar da saúde e do bem-estar é uma das principais preocupações dos brasileiros nos dias de hoje. Em meio a tantas dificuldades que a saúde pública enfrenta, é comum as pessoas buscarem alternativas que oferecem mais segurança, como a consulta particular ou o plano de saúde.
Em ambas as opções, o paciente terá um atendimento rápido e eficaz, sem precisar ficar aguardando dias e até meses para agendar uma visita ao médico ou um exame. Mas vale destacar que nem sempre as pessoas conseguem arcar com os custos da consulta particular ou plano de saúde.
Por isso, quando os pacientes finalmente decidem que a saúde privada é a melhor opção para cuidar da sua família, é comum surgir a dúvida sobre qual modalidade é mais vantajosa: consulta particular ou plano de saúde?
Se essa é uma dúvida que você também tem e que gostaria de esclarecer o quanto antes para já contratar um serviço privado de saúde para a sua família, recomendamos que você continue acompanhando este artigo até o fim e descubra qual das opções é a mais vantajosa em termos financeiros.

Conheça as principais diferenças entre as modalidades

Em tempos de recessão, analisar o aspecto financeiro é muito importante para que as pessoas não comprometam o seu orçamento. Mas quando o assunto é saúde é preciso olhar com mais calma outros pontos, como qualidade do serviço, suporte oferecido para a família e a rede de atendimento.
Por isso, vamos apresentar aqui algumas diferenças importantes entre a consulta particular e o plano de saúde. Vamos começar pela variedade dos serviços. Ao optar pela consulta particular, o paciente terá que realizar uma busca por clínicas e médicos autônomos que atendam a especialidade que ele procura.
Geralmente, para cada profissional visitado o paciente terá que pagar um determinado valor pela consulta, com direito a retornar em até 30 dias. No caso de exames, a busca pelos laboratórios também deve ser feita pelo paciente, que terá que arcar com o valor de cada procedimento.
O processo é muito mais simples quando a escolha é pelo plano de saúde. As melhores operadoras do mercado oferecem para os seus clientes uma ampla rede credenciada, com hospitais, consultórios e laboratórios em diversas regiões da cidade onde o usuário mora. Em uma visita ao site da operadora, o beneficiário poderá escolher os profissionais, clínicas e laboratórios onde ele irá realizar o seu acompanhamento médico ou atendimento de emergência.
consulta particular ou plano de saúde
De olho nas tendências, algumas operadoras já contam com aplicativos móveis que ajudam a facilitar o engajamento com o público. Por meio dos apps, é possível liberar guias por foto, visualizar os boletos, conferir o extrato de utilização do plano de saúde e acessar o guia médico.
Vale destacar também que o plano de saúde na modalidade de coparticipação permite que o usuário agende consultas com diferentes especialistas, realize exames nos melhores laboratórios da região, cirurgias e até internações,pagando valores muito mais acessíveis.
Isso é possível porque os usuários pagam uma mensalidade com valores abaixo do que é cobrado nos convênios tradicionais e, quando são realizadas consultas, exames ou outros procedimentos, basta pagar uma taxa referente a coparticipação.

Afinal, o que é mais vantajoso: consulta particular ou plano de saúde?

As informações apresentadas no tópico acima mostram que o plano de saúde proporciona facilidades para os beneficiários e mais tranquilidade. Mas, será que essa modalidade é realmente a mais vantajosa em termos financeiros?
Não é tão difícil descobrir o que vale mais a pena: consulta particular ou plano de saúde? Nos convênios, o beneficiário paga uma mensalidade e pode realizar a quantidade de consultas e exames que for indicada pelos médicos que estão lhe acompanhando, sem que haja um valor adicional para esses procedimentos.
No entanto, com a consulta particular o paciente terá que arcar com todos os custos referentes ao atendimento e aos exames solicitados. Dependendo do tempo de tratamento, o valor pago pode ser bastante alto. Além disso, em casos de emergência, o paciente terá que recorrer aos hospitais particulares, que, nesses casos, costumam cobrar um valor significativo pelo pronto atendimento.
Entre a consulta particular ou plano de saúde vimos que a segunda opção é a mais vantajosa, não apenas em termos financeiros, mas também em relação à qualidade, variedade e segurança no atendimento médico.
Para continuar por dentro dos assuntos relacionados à saúde e bem-estar, acompanhe as próximas postagens do nosso blog!