4 problemas de saúde que podem interferir no desempenho escolar das crianças

problemas de saúde

problemas de saúde
Se seu filho está com um desempenho escolar baixo, é hora de prestar atenção. A vida acadêmica dele é muito importante, mas é igualmente indispensável se preocupar com o bem-estar do pequeno, já que as duas coisas caminham juntas.
Muitas causas podem interferir nessa questão, inclusive alguns problemas de saúde. Enquanto alguns demoram mais para serem identificados, outros podem não receber o tratamento necessário e se tornarem algo mais grave do que deveriam realmente ser.
Você identifica essa situação em casa? Então é hora de ler este artigo.

Veja alguns problemas de saúde comuns que podem fazer isso com o seu filho

Está na hora de conhecer algumas doenças comuns e buscar orientação médica para que a criança volte a se destacar na escola. Veja uma lista com 4 dos principais exemplos que são bem corriqueiros e aparentemente não trazem a impressão, à primeira vista, de que podem piorar tanto assim o desempenho escolar dos pequenos:

1. Rinite alérgica

A rinite alérgica é um dos problemas de saúde que mais interferem no desempenho escolar das crianças. Como traz diferentes sintomas, de nariz entupido à coriza e coceira no nariz, os incômodos nas vias respiratórias são constantes.
A repetição de cada um desses sinais contribui para dificuldades de concentração e perda cognitiva, o que afeta o rendimento do pequeno dentro da sala de aula. Se não tratada adequadamente, a doença também faz com que a criança desenvolva distúrbios do sono. Durante o dia, ela se sentirá mais cansada e continuará sem prestar atenção em seu aprendizado.
problemas de saúde

2. Obesidade infantil

Um dos problemas de saúde mais preocupantes da atualidade, a obesidade atinge muitas crianças, principalmente entre as idades de 6 a 12 anos. Resultado de propensão genética, de má alimentação ou de distúrbios como a ansiedade, o excesso de peso causa inúmeros prejuízos no desempenho escolar.
Falta de atenção e incapacidade de alternar respostas e ações são os mais comuns. As crianças obesas não respondem satisfatoriamente a estímulos, e isso é um processo indispensável durante a alfabetização, a aprendizagem da leitura e as contas matemáticas. É fundamental manter uma alimentação adequada para o seu filho, repleta de nutrientes e sem excesso de produtos industrializados, para evitar que ele seja acometido pela doença.

3. Asma

Um dos piores problemas de saúde das vias respiratórias é a asma. Crianças menores são frequentemente atingidas pela doença, que pode trazer, além dos sintomas de praxe e da dificuldade de respiração, as crises asmáticas que também desencadeiam ansiedade.
Com isso, os pequenos tendem a realizar lições e atividades de forma desleixada, como quem deseja acabar rápido, além de se sentirem bastante cansados e fadigados. É importante que os pais observem se a doença está controlada e sejam disciplinados na periodicidade das consultas médicas para observarem o avanço do problema.

4. Anemia

A anemia na infância traz consequências bastante sérias para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Esse é um dos problemas de saúde que nem sempre são detectados com urgência, então é preciso ficar de olho na alimentação dos pequenos e realizar exames, especialmente de sangue.
Além de deixar a criança fraca, desinteressada e com moleza, ela dificilmente terá foco suficiente para prestar atenção em uma aula. Em casa, optará por deixar as lições de lado e nem mesmo as brincadeiras serão atraentes. Portanto, fique de olho nesses sinais e comunique a escola caso um tratamento se inicie, para que o acompanhamento seja completo.
Para combater esses problemas de saúde, não se esqueça de que um plano de saúde familiar pode ajudar bastante a economizar custos e a cobrir imprevistos. Afinal, uma doença não escolhe a hora de aparecer.
Essas informações foram úteis para você? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais assuntos como esse!