Dia Mundial da Saúde: O que a atividade física faz em cada célula do nosso corpo?

Um estudo recém-publicado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo mostra em nível celular como os exercícios físicos contribuem para manter a saúde e a aptidão física mesmo durante o envelhecimento. Os resultados foram divulgados pelo Jornal da USP, no início de 2023.

O resumo dessa pesquisa está no artigo de hoje da Unimed Cascavel. Quer ver o que a atividade física faz em cada célula do nosso corpo? Boa leitura!

Consenso geral

Especialistas afirmam de forma unânime que a prática regular de exercícios físicos é fundamental para garantir qualidade de vida e longevidade. No entanto, ainda pouco se sabe sobre como esse hábito influencia o funcionamento das células musculares. Conforme o estudo conduzido pela USP, a resposta está na mitocôndria, componente celular responsável por fornecer energia às células.

Utilizando vermes como modelo de estudo, os pesquisadores observaram que, durante o envelhecimento, vão se acumulando nas células musculares mitocôndrias fragmentadas. Mas quando o exercício físico é praticado regularmente ao longo da vida, aumenta a frequência de mitocôndrias fusionadas (unidas a outras semelhantes por meio da fusão mitocondrial), o que beneficia tanto o metabolismo mitocondrial quanto o funcionamento celular, contribuindo para a manutenção da fisiologia muscular durante o envelhecimento.

O professor Julio Cesar Batista Ferreira, coordenador da pesquisa, concluiu que uma única sessão de exercício físico já induz rapidamente a fissão mitocondrial no músculo. Logo em seguida, após um curto período de recuperação, ocorre a fusão. Ele afirma ainda que sessões diárias ao longo da vida favorecem o aparecimento de mitocôndrias conectadas, retardando a fragmentação mitocondrial e o declínio do condicionamento físico observados durante o envelhecimento.

Estudos anteriores já haviam demonstrado que o exercício físico atua no tratamento de doenças cardiovasculares, promovendo o aparecimento de mitocôndrias fusionadas no coração, mas ainda era preciso entender como a atividade física impacta o envelhecimento de organismos saudáveis.

Avaliação dos modelos estudados

O exercício regular fez com que os vermes tivesses melhor qualidade de vida, o que foi medido por meio de diferentes indicadores, como função muscular, mobilidade, ingestão de alimento e resistência a diferentes tipos de estresse. Aqueles que nadaram regularmente até a fase adulta, mas se tornaram sedentários durante a velhice, também apresentaram melhores indicadores em comparação aos que sempre foram sedentários.

Conclusão

Os exercícios físicos regulares contribuem para o envelhecimento saudável pois regulam os principais sistemas que alicerçam o bom funcionamento celular, entre eles a dinâmica mitocondrial.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais!