5 dicas para começar o ano bem

Joyful multiethnic friends taking funny group selfieO ano novo está chegando e você certamente espera que 2020 seja incrível. Para começar o ano bem, é preciso fazer algumas mudanças. Não estamos falando de mudar de casa, trocar de carro ou de emprego, o que também é válido, mas o mais importante é fazer mudanças internas. 
São elas que vão, de fato, fazer a principal diferença em nossas vidas e, para isso, é interessante começar a praticar bons hábitos, afinal de contas, palavras sem ações, são apenas palavras.
Veja abaixo algumas dicas que você pode colocar em prática para ter um ano melhor em 2020. Confira!

1. Invista no autoconhecimento

É de Sócrates a célebre frase “Conhece-te a ti mesmo”. O autoconhecimento é uma das habilidades mais importantes para o sucesso em todas as áreas da vida. Quando você se conhece melhor, tem condições para tomar melhores decisões na sua vida. Por exemplo, será que você está na carreira certa? Será que é realmente quem você é ou o que as pessoas esperam de você?

2. Crie metas pessoais

É bastante comum criarmos metas profissionais e materiais, como um novo emprego, subir de cargo, a compra de um carro, a conquista da casa própria, etc. Estes objetivos são de fato importantes, mas começando com coisas simples é possível encontrar bastante satisfação e incluir tarefas agregadoras ao seu dia a dia.
Gosta de ler, mas perdeu este hábito? Crie uma meta de leitura, estabeleça um número de livros por ano. Está se sentindo sedentário? Tenha como lição periódica a execução de alguns exercícios físicos, mesmo que você tenha poucos minutos disponíveis para essa atividade. Você irá notar que estes pequenos cuidados individuais engrandecem seu dia a dia, aumentando o seu bem estar e aumentando sua capacidade de testar coisas novas.

3. Determine um período do dia só para si

Todos os dias, tire um tempo para fazer coisas que gosta. Pode ser assistir a um filme, ler um livro, ouvir música, tomar um banho relaxante ou simplesmente deitar e pensar na vida. São coisas simples e que você nem depende de outras pessoas para isso. Você verá que depois de um tempo, vai apreciar muito a própria companhia.

4. Treine a sua mente

Programe a sua mente para pensar de forma positiva e tenha cuidado com os pensamentos que fogem disso. Inicialmente será algo difícil, afinal de contas, a mente precisa criar conexões e isso gera um gasto de energia. Portanto, seja paciente com essas mudanças.
Já está comprovado cientificamente que pensar positivo pode prevenir doenças como a hipertensão arterial. Outros benefícios ainda estão sendo pesquisados, mas pensar negativo ou positivo dá o mesmo trabalho não é? Então, treine a sua mente.

5. Crie hábitos benéficos

A repetição é uma das maneiras mais efetivas de se construir um hábito. Por isso, é importante focar em coisas construtivas e úteis ao seu dia a dia, que vão ajudar a otimizar a sua vida. 
É realmente crucial determinar a forma correta de iniciar esse costume e conseguir se manter constante, já que a repetição de uma atividade da forma errada pode ter o efeito contrário e gerar um mau hábito, como escovar os dentes de forma errada, deixar de arrumar a cama, entre outros.
Tomando como exemplo as viagens durante as férias, pode-se criar o hábito de sempre preparar as malas alguns dias antes da saída, e verificar os itens novamente no dia anterior. Junto disso, definir com antecedência o trajeto e acompanhar as notícias relacionadas ao trânsito pode evitar grandes transtornos. Por fim, manter uma rotina de checagens frequentes das condições do carro é essencial. Criando esse hábito, as viagens tendem a ser muito mais tranquilas e proveitosas, sem imprevistos ou grandes surpresas.
Este foi apenas um exemplo, mas bons hábitos podem nascer de qualquer necessidade que se tenha, desde que exista uma certa disciplina e controle para manter uma repetição, até que se torne de fato um hábito “automático”.
O que você pretende praticar para começar o ano bem? Conta para gente!