6 opções saudáveis para substituir o açúcar

Various types of sugar on whitePor muito tempo, a gordura foi a grande vilã da dieta, mas depois de muitos estudos, percebemos que ela não é tão ruim quanto o açúcar. Carboidratos simples, quando em excesso, podem causar uma série de doenças como a Obesidade e o Diabetes tipo II. Mas isso não significa que você tenha que deixar completamente de lado aquele sabor adocicado que a gente tanto ama. Existem boas alternativas saudáveis ao açúcar.
As pessoas já estão mais conscientes dos males desse alimento. Muitas deixaram de beber, por exemplo, em apenas uma lata de refrigerante é possível encontrar 6 colheres de chá de açúcar o equivalente a 35 gramas. Porém, o consumo de açúcar por aqui ainda é alto: 50% a mais que o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).  
E, para tentar resolver esse problema sem atingir o paladar, confira abaixo algumas boas opções de alternativas saudáveis ao açúcar que está ao seu alcance.

6 alternativas saudáveis ao açúcar

1. Xilitol

Um tipo de adoçante saudável e que não deixa sabor residual. Até mesmo em sua aparência, ele é bastante parecido com o açúcar cristal, porém, mais branco. Ele é considerado natural por ser extraído de fibras de plantas como milho e ameixa. E por que usar o Xilitol? Além de ser mais saudável que outros tipos de adoçante, seu índice glicêmico é bem baixo, apenas 7. Para se ter uma ideia, o índice glicêmico do açúcar normal é de 60 a 70.

2. Açúcar de coco

Aqui estamos falando de um açúcar propriamente dito, mas muito mais saudável que o açúcar comum. Ele é extraído da seiva das flores que nascem na palma de coco. O açúcar de coco torna-se uma melhor opção, pois além de ser natural, também oferece baixo índice glicêmico.
Além dessas vantagens, ele também possui mais sais minerais como o potássio e o magnésio e também boas porções de vitaminas. Como ele não passa por muitas etapas de processamento, a maioria dos nutrientes são mantidos.

3.  Mascavo

Outra opção de açúcar mais natural que o comum e bastante consumido antigamente, especialmente por pessoas que moram em fazendas ou zona rural. E, ao contrário do que você pode pensar, o açúcar Mascavo não é a rapadura ralada. Ele é extraído do melaço da cana e batido até que fique seco.
Quando se fala em nutrientes, pode ser considerado a melhor opção entre todos já que não passa por nenhum tipo de processamento químico. Dessa forma, conserva ainda mais nutrientes, especialmente sais minerais como o ferro.

4. Orgânico

Uma boa opção para quem deseja uma dieta mais livre de produtos químicos, especialmente de agrotóxicos. Porém, um dos pontos negativos aqui é que possui um elevado índice glicêmico, muito parecido com o açúcar comum. Por isso, para quem precisa focar na perda de peso, essa pode não ser a melhor opção.

6. Stevia

Um tipo de adoçante que tem estado presente em muitas dietas e que diversas pessoas já conhecem. A stevia é derivada de uma planta com o mesmo nome e, por isso, é um tipo de adoçante natural. Além disso, pode ser encontrado facilmente em supermercados em diversas versões, inclusive, para preparação de receitas como bolos, pães e biscoitos.
Viu que existem diversas alternativas saudáveis ao açúcar comum? Para cuidar melhor da sua saúde, assine a nossa newsletter e receba boa informação em primeira mão!