Dicas para equilibrar os gastos com a saúde da família

saúde da família

saúde da família
Não é segredo que adoecer pode representar gastos elevados para qualquer pessoa, mas é o tipo de dispêndio que definitivamente não entra na lista de despesas opcionais. Como, então, você poderia assegurar a saúde da família sem sair do orçamento?
Listamos a seguir algumas ótimas dicas sobre como prevenir doenças, das mais simples às mais complexas, que podem ser implementadas de maneira fácil por todos os membros da família e que ajudarão a reduzir os seus gastos com saúde.

Pratique atividades físicas

Há pesquisas que mostram que o sedentarismo amplia em 30% o risco de morte em comparação às pessoas que se exercitam regularmente, além de ser uma das principais causas da obesidade, de doenças cardiovasculares e outros tipos de enfermidades.
Talvez você esteja pensando que a prática de atividades físicas representa um aumento de gastos, mas é importante lembrar que não é preciso se matricular em uma academia para fazer exercícios físicos. Uma ótima opção para cuidar da saúde da família e passar tempo de qualidade em conjunto é fazer caminhadas (que podem evoluir para corridas) ou buscar opções gratuitas, como clubes, quadras de condomínios ou do bairro para praticar esportes.
É importante ainda que, ao combater o sedentarismo, a intensidade da atividade física não seja tão importante quanto a regularidade dos exercícios. Comece aos poucos e vá aumentando seu período diário de prática e a intensidade dos exercícios com o passar do tempo.

Mantenha bons hábitos de higiene

Vale a pena ter um alto nível de higiene pessoal e em sua residência: isso é essencial para criar um ambiente saudável em casa e ajuda a reduzir grandemente os gastos com a saúde da família, pois proporciona um meio bastante eficaz de prevenir enfermidades e indisposições.
Lavar as mãos, por exemplo, reduz em 40% os riscos de resfriados, conjuntivites, diarreias e de infecções em geral. Os hábitos adequados de higiene também reduzem as chances de doenças graves em crianças, como pneumonia e desinteria. Além disso, algumas medidas podem fazer boa diferença no cuidado com a casa: proteger os cômodos contra insetos, esterilizar os talheres e acondicionar o lixo de maneira adequada.
saúde da família

Tenha uma alimentação saudável

Os benefícios e a importância de investir em uma alimentação saudável e bem equilibrada são bastante comentados na mídia, nas consultas médicas e no dia a dia das pessoas em geral. Uma dieta adequada fará você se sentir melhor — e, o mais importante, fará com que seu organismo funcione melhor.
Mas como isso reduz os gastos com a saúde da família? Prevenindo-se as enfermidades que podem ser facilmente evitadas a partir de hábitos alimentares saudáveis, por exemplo, evitando o alto consumo de gorduras, açúcares, sal e álcool.

Faça exames preventivos regularmente

A medicina preventiva ainda não está internalizada na cultura brasileira. Mas a realização de exames preventivos regulares é fundamental no cuidado com a saúde da família pois permite a prevenção e o adequado tratamento de doenças graves. Quanto mais cedo um diagnóstico é feito, maiores são as chances de eficácia dos tratamentos.

Contrate um bom plano de saúde da família

Ao organizar o orçamento familiar, encaixe os gastos de contratação de um bom plano de saúde. Como você pode perceber, eles não são exatamente “gastos”, mas um investimento na prevenção e cuidados com a saúde familiar. É importante pesquisar bem e se assegurar de que o plano a ser contratado atende às necessidades da família, mas sem pesar excessivamente no orçamento. Veja o que combina mais com o seu perfil e possibilidades.
A contratação de um plano de saúde permite maior tranquilidade e economia em comparação a pagar individualmente por todas as consultas e exames em hospitais privados. E os planos com coparticipação podem ser uma ótima opção, já que permitem que o titular e seus dependentes paguem proporcionalmente à utilização que apresentam da rede credenciada, tornando-se mais econômico do que planos integrais ou consultas particulares.
Doenças inesperadas podem provocar despesas elevadas, que comprometem profundamente o orçamento familiar. Mas hábitos simples e rotineiros de alimentação, higiene e prevenção podem ajudar a reduzir os gastos com a saúde da família e melhorar a qualidade de vida de todos os seus integrantes.
Gostou das nossas dicas para equilibrar os gastos com a saúde da família? Curta a nossa página no Facebook para não perder as próximas ideias e recomendações sobre o assunto.