Existe adulto com sarampo? Qual a diferença do infantil?

sarampo adulto

sarampo adulto
Nos últimos anos, o Brasil tem passado por situações complicadas, principalmente na área da saúde. Doenças consideradas erradicadas voltaram a assustar a população, como o sarampo. Por conta desse movimento perigoso, o Governo Federal lançou novas campanhas de vacinação contra esse e outros problemas de saúde que podem ser evitados com a vacina tríplice viral SCR, indicada para sarampo, caxumba e rubéola.
Por ser uma vacina comum na infância, podem surgir dúvidas sobre a existência de adulto com sarampo. Será que há diferença com o sarampo infantil? Os adultos precisam tomar a vacina novamente?
Para esclarecer essas e outras dúvidas sobre o adulto com sarampo, reunimos na sequência deste artigo informações importantes sobre o tema. Confira!

O que é sarampo?

Antes de falarmos sobre a existência do adulto com sarampo, é importante saber como funciona essa doença e quais são os principais sintomas. O sarampo é uma doença infectocontagiosa considerada grave e contagiosa. O problema é causado por um vírus conhecido como morbillivirus, que é transmitido pelas secreções respiratórias e provoca inflamação generalizada nos vasos sanguíneos.
Os sintomas mais comuns da doença são lesões na pele e problemas respiratórios, como coriza, tosse e expectoração. Dependendo da gravidade do caso, o paciente pode ter complicações nos pulmões, sinusite e até comprometimento do sistema nervoso central.
sarampo adulto

Afinal, existe adulto com sarampo?

Vimos que essa é uma doença extremamente contagiosa, por isso, se uma pessoa adulta não vacinada tiver contato com um paciente infectado pelo vírus, ela poderá, sim, contrair a doença.
A principal diferença entre o adulto com sarampo e a criança é a gravidade da doença. Pacientes infectados durante a infância costumam desenvolver sintomas mais leves e dificilmente apresentam complicações mais sérias. No entanto, o adulto com sarampo pode ter consequências muito mais graves, com sintomas mais fortes e maiores chances de complicações, principalmente no aparelho respiratório.
Com a retomada de alguns casos de sarampo no Brasil, o alerta para a prevenção por meio da vacina se intensificou. Como mencionado, a doença pode atingir os adultos, por isso, é importante que a população esteja imunizada. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre a vacinação, principalmente em adultos.

A importância da vacinação contra o sarampo

Para evitar ser uma criança ou adulto com sarampo a principal medida é a vacinação. Lançada na década de 60 no país, a vacina mudou um cenário preocupante que atingia o Brasil, já que naquela época praticamente todas as crianças apresentavam a doença durante a infância.
Segura e com duração permanente, a tríplice viral geralmente é tomada até os cinco anos de idade, garantindo a imunização do pequeno. No entanto, para quem não tomou a vacina na infância e quer se proteger, evitando ser um adulto com sarampo, é importante procurar por uma unidade médica para conhecer todos os detalhes da vacinação em adultos.
No artigo de hoje, esclarecemos as principais dúvidas sobre o adulto com sarampo. Para continuar por dentro de assuntos relacionados à saúde e bem-estar da família, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog e aproveite para curtir também a nossa página no Facebook.