Dicas para facilitar a digestão com as ceias de fim de ano

Depois da ceia de Natal, você já deve estar contando as horas para o último jantar de 2022. As delícias de fim de ano são difíceis de resistir, mas é preciso manter o equilíbrio, já que os exageros costumam causar desconfortos (principalmente no dia seguinte), e não é assim que você quer começar 2023, certo?

No artigo desta semana, a confira dicas valiosas para auxiliar a sua digestão, mesmo com as comilanças desta época. Boa leitura!

Estufado(a)?

Um dos efeitos mais conhecidos depois das ceias exageradas é a indigestão e a sensação de estufamento (causada pela sobrecarga de trabalho no estômago e no intestino). Essa dificuldade de digestão ocorre quando você ingere muito mais alimentos do que o habitual, isso porque o organismo já está acostumado à quantidade de enzimas que precisa produzir para realizar a digestão, mas, quando o volume da refeição é maior do que o esperado, elas acabam não sendo suficientes, e o corpo precisa trabalhar em dobro (causando a famosa sonolência após comer).

O resultado da má digestão pode incluir inchaço, dores abdominais e gases. Mas não é só a comida em excesso que pode trazer esses transtornos: os drinks dessa época também podem prejudicar a saúde estomacal e desequilibrar o intestino, irritando as mucosas, alterando a flora intestinal e causando diarreias. Além disso, o álcool ainda pode agravar a sensação de estufamento, já que a bebida conta com altos níveis de açúcares.

Para evitar esses efeitos indesejados no dia seguinte, o segredo é comer com parcimônia e, se possível, evitar o excesso de álcool e sobremesas muito açucaradas. Preferir as opções mais magras de carne (a exemplo do peito de peru) e caprichar na salada também são dicas valiosas para passar longe da má digestão. E não é porque é época de festa que a bebida mais importante deve ser esquecida; água é essencial para eliminar as toxinas e manter a saúde do corpo!

E se mesmo assim surgirem desconfortos intestinais depois da ceia, é sempre possível voltar ao equilíbrio com uma dieta balanceada, planejada com a ajuda de um nutricionista.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Cuidar de você. Esse é o plano.