Principais doenças que podem levar à cegueira

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que do total da população mundial, 39 milhões de pessoas sejam cegas. Essa condição que prejudica a qualidade de vida pode ter diferentes causas.

No artigo de hoje, conheça as principais doenças que podem levar à cegueira. Boa leitura!

Cegueira

A perda da capacidade visual (mesmo com uso de lentes de contato ou óculos de grau) pode ser reversível ou irreversível. Quando diagnosticada já no nascimento, é classificada como cegueira congênita. Já as situações que surgem no decorrer da vida são chamadas de adquirida ou adventícia (mais comum a parti dos 50 anos de idade).

Sinais de alerta

Muitas doenças oftalmológicas podem ser evitadas por meio do diagnóstico precoce e tratamento adequado. Se os principais sintomas da cegueira estiverem associados a qualquer um dos sinais presentes na lista abaixo, é importante procurar de forma imediata o atendimento médico especializado:

• Visão turva
• Dor intensa e repentina no(s) olho(s)
• Flashes de luz ou pontos flutuantes na visão
• Dor intensa de cabeça

Fatores de risco

Entre os principais fatores que elevam a chance de desenvolvimento de cegueira estão a diabetes, a hipertensão, problemas relacionados à tireoide, artrite reumatoide e traumas oculares.

Conheça as cinco principais causas da cegueira:

1 • Glaucoma

A doença se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular, o que leva a danos no nervo óptico. Alguns causos são assintomáticos, o que eleva o risco do(a) paciente obter um diagnóstico somente por meio de exames oftalmológicos. A descoberta tardia da doença pode ocasionar a perda gradual ou total da visão. 

2 • Degeneração macular

Também conhecida pela sigla DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), essa doença compromete a mácula (pequena região no centro da retina que permite que uma pessoa possa ver detalhes), o que pode levar à perda progressiva da visão.

3 • Catarata

Trata-se da perda (congênita ou adquirida) da transparência do cristalino, lente localizada atrás da íris. A doença está associada a quase 48% dos casos de cegueira no mundo, ainda conforme dados da OMS.

4 • Retinopatia diabética

Ocasionada pela alta concentração de açúcares nos vasos sanguíneos da retina, o que pode causar cegueira irreversível. Ou seja, é fundamental que diabéticos (as) realizem consultas frequentes com oftalmologista, além de acompanhamento médico para o controle e o tratamento adequado do diabetes.

5 • Descolamento de retina

A separação da retina da parede posterior do olho é uma doença grave que leva a um processo de degeneração e morte celular, podendo levar à perda da visão.

Diagnóstico

A identificação da cegueira é realizada pelo médico oftalmologista, que recorre a testes para analisar a condição de cada paciente. Quanto antes o tratamento é iniciado (e quanto maior for a frequência dos exames), maiores são as chances de evitar a cegueira ou outras doenças associadas.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Cuidar de você. Esse é o plano.