‘Filtro do corpo’: Quais são as principais doenças que afetam o rim?

O corpo humano tem duas estruturas pequenas que trabalham com eficiência para eliminar resíduos, como se fossem filtros. Pesando 150 g cada, os rins fazem parte do sistema excretor e osmorregulador. Essas atividades são extremamente importantes e, quando não são executadas perfeitamente, é o sinal de que há algum problema ou doença renal que pode trazer complicações.

Na reportagem desta semana, conheça as seis doenças mais frequentes que atingem os rins. Boa leitura!

1 • Nefrite
Trata-se de uma inflamação na parte filtrante do rim, conhecida como glomérulo. A nefrite aguda é mais comum de ocorrer devido à infecção por bactérias. Quem contrai essa doença tem grandes chances de se curar espontaneamente.

Já a nefrite crônica é mais grave, com aumento na quantidade de proteína e de sangue na urina e elevação da pressão arterial. Em casos mais graves, a nefrite crônica também causa náuseas e vômitos, fadiga extrema (mesmo após descanso) e cãibras, principalmente à noite.

2 • Infecção urinária
Mais frequente entre as mulheres, geralmente acomete a bexiga. Entretanto, a infecção se torna mais grave quando atinge os rins. Basicamente, os sintomas incluem dor, ardência e urgência para urinar, febre, dor lombar e calafrios (nos casos mais agudos).

3 • Cálculo renal
Cálculos renais podem ser formar quando minerais e outras substâncias se aglutinam e são depositados nos rins. Essa doença provoca dor intensa, geralmente no lado do abdômen e nas costas. Pode vir acompanhada por náuseas.

4 •  Obstrução urinária

A parada de cálculos dentro das vias urinárias (ureteres, bexiga e uretra) dificulta a passagem da urina e causa obstrução. Um sintoma característico é a ausência ou pequena quantidade de volume de urina, além de dor ao urinar. Se não tratada adequadamente, a obstrução urinária pode levar à perda do rim.

5 • Tumores renais malignos
Em casos de câncer de rim, as células sofrem mutações, dividem-se incontrolavelmente e acabam destruindo o tecido do órgão, levando à falência funcional. Os principais sintomas são sangue presente na urina e obstrução urinária. Em casos mais avançados são palpadas massas abdominais e dor lombar intensa.

6 • Insuficiência renal crônica
Essa doença consiste na incapacidade de filtração pelos rins. Por conta disso, há uma retenção de ureia no corpo. Ela pode provocar anemia, hipertensão arterial e outras complicações.

Para se prevenir de qualquer quadro infeccioso tanto nos rins quanto em outros órgãos, recomenda-se a prática regular de atividade física e a ingestão de bastante água.

Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.