Saúde emocional: como lidar com a pressão social de ser mulher?

Ter o corpo de uma musa fitness, não envelhecer, ser uma exemplar, a melhor mãe do mundo, uma profissional bem-sucedida, uma ótima dona de casa, ter uma vida sexual bem resolvida (mas não se libertar tanto a ponto de parecer vulgar)… O início desta reportagem não é uma cartilha da “mulher perfeita”, mas uma descrição das pressões sociais que as mulheres sofrem dia após dia. 

No artigo desta semana, vamos falar de saúde emocional e de como lidar com a pressão de ser mulher. Leitoras e leitores, aproveitem o conteúdo!

Expectativas

A pressão social é um conjunto de pensamentos, crenças e atitudes que contribuem negativamente para condicionar um grupo de pessoas a agirem conforme a vontade da maioria ou classe dominante. Mas quem disse que você precisa corresponder à vontade dos outros? Essa luta não tem como dar certo e ainda coloca em risco sua autoestima e saúde mental.

Historicamente as mulheres foram consideradas vulneráveis e inferiores perante o domínio dos s homens. Isso começou a mudar a partir da metade do século XX, quando o público feminino conquistou legalmente muitos direitos. Ainda assim, foram quase dois mil anos sendo induzidas a um comportamento de acordo com o que a tal “classe dominante” considera o correto a partir de decisões políticas, crenças conservadoras, religiões, mídia e demais instituições.

Conheça-te a ti mesma!

O autoconhecimento é a melhor forma de fugir dessa pressão. Quando você sabe quem é e aonde quer chegar, ninguém tem o poder de interferir nas suas escolhas e decisões.

O segundo passo é ter consciência de que só você pode decidir qual é o melhor caminho a trilhar e quais são as escolhas que te deixam feliz. Amar a sua individualidade é a maior arma contra a pressão social.

Se quiser, você pode ter um corpo de academia, mas não é obrigada a isso. Se quiser, pode se casar, mas ninguém pode te forçar a isso. Se quiser, pode ser mãe (biológica ou adotiva), mas também pode optar em não ser. Se quiser, você pode ser livre. E isso é um direito seu!

A propósito, o Dia da Mulher está aí… PARABÉNS!