Esportes aquáticos: o que a natação e a hidroginástica podem fazer pelo seu corpo


 
A prática regular de exercícios físicos traz benefícios enormes para a saúde física e mental. Ela não só auxilia no controle do peso, mas também melhora a circulação, fortalece os músculos, ossos e articulações, bem como diminui os riscos de doenças do coração e aumenta a sensação de bem-estar.
Existe uma gama de opções para manter a saúde em dia. Entre elas, vale a pena dar uma chance para os esportes aquáticos, como a natação e a hidroginástica. Aproveitando essa atmosfera do verão brasileiro, listamos os benefícios que as modalidades trazem para a sua saúde, além de serem exercícios dinâmicos, divertidos e, é claro, super-refrescantes!
 

  1. Melhoram a respiração 

As inspirações profundas e nasais, bem como o condicionamento exigido, são grandes aliados do sistema respiratório. Isso tudo porque os treinos exigem uma respiração mais ampla, aumentando o trabalho do pulmão e impulsionando as capacidades cardiorrespiratórias.  Além disso, os movimentos feitos na piscina exigem maior atividade da caixa torácica, facilitando a musculatura e coordenando o sistema respiratório.
 

  1. Fortalecem a musculatura, previne lesões e protege as articulações

Os exercícios aquáticos estimulam o alongamento da musculatura, principalmente a intercostal. Isso significa que os movimentos são grandes aliados para corrigir problemas na postura ou deformidades dos músculos e dos ligamentos, além de proteger as articulações. Neste último, aliás, a hidroginástica leve tem um potencial terapêutico mais eficiente, já que não sobrecarrega os ligamentos.
 

  1. Diminuem os riscos de doenças cardiovasculares

Tanto a natação quanto a hidroginástica ajudam a reduzir os riscos de doenças do coração, já que ambas diminuem a frequência cardíaca, a pressão arterial e aprimoram o funcionamento da circulação sanguínea.
 

  1. Fortalecem os ossos e melhoram a flexibilidade

Nadar e praticar exercícios na água são funções que favorecem a absorção do cálcio, elemento que fortalece os ossos e previne problemas como a osteoporose e as temidas fraturas. Além disso, os movimentos pedem maior amplitude, o que alonga os músculos e, por consequência, favorece a prática de outras atividades físicas, além de prevenir o desconforto das cãibras.
 

  1. Melhoram a qualidade do sono e combatem os sintomas da depressão

Por fim, vale ressaltar que inserir a natação e a hidroginástica na rotina são escolhas certeiras para aliviar os sintomas provocados por transtornos mentais, tais como a ansiedade e a depressão, além de reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono. Isso tudo graças à endorfina que, combinada aos exercícios na água, é um grande complemento terapêutico!
 
Tanto a natação quanto a hidroginástica são ótimas aliadas do condicionamento físico. E o melhor de tudo: ambas são democráticas e indicadas para todas as idades! Que tal aderi-las na sua rotina e deixar seus dias mais felizes? Nós, da Unimed Cascavel, indicamos e aprovamos.
Você pratica natação? A hidroginástica mudou a sua vida? Conte para a gente nos comentários: nós vamos adorar saber!
 
Fontes: Cia. Atlética, Carpe Diem Academia e Tua Saúde.