Formas de conservar alimentos por mais tempo

Opera_Instantâneo_2020-05-06_180324_www.freepik.com

Se tem uma coisa que estamos aprendendo nesse momento de pandemia é a economizar. E, saber como conservar os alimentos da forma correta é, além de cuidar da saúde, também evitar o desperdício de comida. Além do mais, menos idas ao supermercado também significa menos contato e mais saúde para você e sua família.
Mas o que provoca o desperdício? Bom, é bastante comum a gente não consumir, por exemplo, todos os alimentos do almoço e sempre sobra um pouco de alguma coisa. Além disso, existem alguns alimentos que podem ficar ruins se não forem consumidos em pouco tempo como carnes, verduras, frutas e hortaliças.
Mas a forma como você guarda essa comida pode aumentar e muito o tempo útil dela e assim, você evita o desperdício. Quer aprender a guardar os alimentos por mais tempo e mantê-los saudáveis para o consumo? Confira as dicas abaixo!

3 ótimas dicas de como conservar alimentos

1. Frutas

A maioria das pessoas deixam as frutas fora da geladeira em fruteiras. Porém, dessa forma, algumas delas podem amadurecer mais rápido. É o caso, por exemplo, da banana, mamão, ameixa, caqui, damasco, maracujá e outras que liberam um gás chamado etileno, responsável por amadurecer a fruta.
Se guardadas na geladeira ou em ambientes frescos e ventilados, elas costumam durar mais tempo. Lembre-se: locais quentes amadurecem a fruta mais rapidamente. Portanto, tenha o cuidado de não deixá-las em locais onde o sol bate.
Já as frutas que não soltam o etileno como abacaxi, goiaba, limão, laranja, carambola, caju e outras, também devem ir para a geladeira. Podem ficar na parte de baixo dentro de sacos devidamente higienizados.

2. Laticínios

Esse é um grupo de alimentos que merece atenção na hora de armazenar já que costuma estragar com facilidade e possuem data de validade reduzida. Consumir, por exemplo, leite estragado, pode causar uma séria contaminação.
A melhor forma de armazenar determinados produtos é seguindo as orientações da embalagem. Além disso, leite de caixa e outros derivados não devem ser guardados na porta da geladeira, pois, nesse local, há grande variação de temperatura. Dessa forma, o alimento estraga mais rapidamente.
E onde guardar? Queijos, leite, iogurtes e outros do tipo devem ficar na parte mais alta da geladeira, perto do congelador. Na maioria das geladeiras, o ar frio é liberado de cima para baixo, portanto, quanto mais parte da parte mais fria, melhor.

3. Verduras e legumes

Existe um processo chamado branqueamento que ajuda a manter esses alimentos congelados por mais tempo. Eles podem ficar por 6 a 8 meses bons para o consumo e se for para a geladeira, podem durar de 7 a 10 dias. Veja o passo a passo:

  1. Remova as partes danificadas, talos sementes, lave e corte em pedaços;
  2. Deixe alguns minutos na água fervente;
  3. Depois, com a ajuda de escumadeira, retire-os da água fervente e coloque em uma panela de água com gelo. Assim, o processo de cozimento para de forma instantânea;
  4. Agora é só secar e colocá-los em embalagens limpas, secas e, de preferência, sem oxigênio.

Cada alimento possui um tempo de cozimento. Por exemplo, a beterraba leva de 3 a 5 minutos, cenoura de 2 a 5 minutos e itens como berinjela, repolho, espinafre, chicória, pimentão e chuchu levam 2 minutos.
Gostou das nossas dicas para conservar alimentos? Então, assine a nossa newsletter e receba outras que vão facilitar o seu dia a dia!