Ginástica laboral: 5 motivos para implementar na sua empresa

Ginástica laboral

Ginástica laboral
A ginástica laboral é uma técnica antiga que está ganhando adeptos ao redor do mundo, por conta da comprovação de seus resultados positivos tanto na produtividade quanto na saúde dos trabalhadores. São de 10 a 20 minutos que podem mudar a vida dos funcionários de sua empresa. Entenda quais outros benefícios essa técnica proporciona.

1. Ideal para trabalhadores administrativos e de produção

Antes de ter em mente que a ginástica laboral não atende a sua empresa pois não enxerga esse momento na rotina de seus funcionários, saiba que ela é voltada à trabalhadores administrativos e de produção. A ginástica laboral pode ser adaptada de acordo com qualquer função ou vestimenta. A equipe selecionada para começar a administrar a ginástica laboral saberá fazer as adequações necessárias para cada setor e para cada empregado, integrando a todos com base no diagnóstico das necessidades do grupo e individuais.

2. Previne lesões

O maior número de funcionários afastados do trabalho apresenta quadros de L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos) ou D.O.R.T. (Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho). As lesões por esforço repetitivo oneram empresas e o INSS. Com a ginástica laboral, os trabalhadores têm a chance de prevenir esse tipo de lesão cuidando da saúde e diminuindo a incidência de gastos para as empresas com afastamentos ou substituições.

3. Aumenta a autoestima e o relacionamento interpessoal

Funcionário motivado trabalha melhor e equipe integrada rende mais. Entre os benefícios da ginástica laboral estão a melhora do humor e do relacionamento entre a equipe. Os exercícios ali praticados também servem como um momento de descontração para os funcionários, que podem ter mais contato com os colegas. Em geral, os praticantes da ginástica também buscam outros exercícios físicos fora do ambiente do trabalho. Essa nova postura previne outras doenças e faz com que os funcionários se tornem mais concentrados e produtivos.ginástica laboral

4. Benefícios fisiológicos

O incentivo da ginástica laboral tem efeitos não apenas na produtividade ou no humor dos funcionários. Os índices fisiológicos também apresentam resultados positivos e quem tem problemas com taxas não ideias pode começar a ter resultados de exames mais adequados. Os sistemas cardíaco, respiratório e esquelético são todos trabalhados durante a ginástica laboral e, por mais que seja uma atividade de baixo impacto e leve, pode promover mudanças na saúde de quem pratica.

5. Reduz tensão e a fadiga

A tensão e a fadiga também suas vilãs da produtividade. Funcionários cansados e estressados com o trabalho tendem a cometer mais erros, estão sujeitos a doenças oportunistas e, consequentemente, afastamentos ou acidentes. A ginástica laboral promove momentos de alívio na rotina, relaxamento dos músculos enquanto previne problemas relacionados à fadiga visual. As breves pausas são capazes de dar mais ânimo e concentração aos funcionários, que retomam os trabalhos mais dispostos que antes.

Custos da ginástica laboral

Com tantos benefícios, a ginástica laboral representa um investimento para as empresas. Os valores da contratação de profissionais especializados em ginástica laboral são logo recompensados com o bem-estar dos funcionários, que deixam de se afastar por problemas de postura ou lesões por esforço repetitivo. A prevenção de lesões no trabalho também gera economia no que diz respeito à possíveis indenizações ou custos com tratamento para os funcionários.
Veja outros benefícios da ginástica laboral e como isso pode melhorar a vida dos funcionários em nosso outro artigo.