Lancheira saudável: 3 alimentos que devem fazer parte do cardápio das crianças

lancheira saudável

lancheira saudável
Nos últimos anos, pais e especialistas da saúde começaram a debater com mais frequência a questão da alimentação entre crianças e jovens. De acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), houve um aumento considerável do sobrepeso na população infantil. O levantamento mostra que 7,3% das crianças menores de 5 anos estão acima do peso, sendo as meninas as mais afetadas: 7,7%.
Segundo a OMS, caso nada seja feito para reverter a curva de crescimento da obesidade infantil, em 2025, cerca de 11,3 milhões de crianças no país poderão estar sofrendo com excesso de peso.
Por isso, elaborar uma lancheira saudável para as crianças é o primeiro passo para mudar hábitos ruins de alimentação. Além disso, a prática de exercícios físicos também é muito importante.
Se você tem crianças em casa e quer oferecer a elas uma alimentação mais equilibrada, confira na sequência os 3 alimentos que devem fazer parte da lancheira saudável.

1. Frutas

No dia a dia, é fundamental que a criança consuma pelo menos um tipo de fruta. São muitos os benefícios que as frutas trazem para os pequenos, pois elas contêm água, fibras, vitaminas, sais minerais, frutose, carboidratos, gorduras e proteínas. Mas, o que costuma acontecer é que as crianças enjoam das frutas que os pais colocam na lancheira saudável. Por conta da praticidade, a maçã e a banana acabam sendo as mais requisitadas.
A dica para montar uma lancheira saudável e atrativa para as crianças é diversificar o tipo de fruta. Uva, pera, manga e melancia cortadinhas em um pote são excelentes opções para um delicioso lanche.
lancheira saudável

2. Bebidas para a lancheira saudável

As crianças adoram refrigerantes e sucos industrializados e esses alimentos acabam entrando no cardápio por conta da praticidade. Porém, por serem ricos em açúcares e conservantes, essas bebidas não devem fazer parte da lancheira saudável.
Hoje, é super-rápido fazer sucos naturais no liquidificador, por exemplo. Para que o suco mantenha os nutrientes e o sabor, a dica é escolher as frutas com menor velocidade de oxidação, como goiaba, acerola, abacaxi e maracujá. Também é interessante estimular a ingestão de água, incluindo uma garrafinha para que a criança possa enchê-la novamente na escola.

3. Sanduíches saborosos e saudáveis

Os pais precisam ficar atentos a vários detalhes para organizar uma lancheira saudável para os filhos. O sanduíche tão comum nessas ocasiões precisa ser revisto. Os embutidos não são uma boa escolha, pois eles apresentam alto teor de sal e conservantes, até mesmo as opções mais saudáveis, como peito de peru.
Para manter os sanduíches saborosos e atraentes para as crianças, a dica é preparar patês caseiros, utilizando ricota, queijo tipo cottage ou cream-cheese, por exemplo. Os pães tradicionais, como a bisnaga, também devem ser substituídos por versões integrais ou pães feitos com cenoura ou mandioca.
Apresentamos no artigo de hoje 3 alimentos que devem fazer parte da lancheira saudável das crianças. Se você gostou e quer continuar por dentro dos assuntos relacionados à saúde infantil, recomendamos que você leia em nosso blog o post que aponta as 3 doenças respiratórias mais comuns na primeira infância.