Plano de saúde familiar oferece suporte para recém-nascidos?

plano de saúde familiar

plano de saúde familiar
Receber a notícia de que um bebê chega para completar a família é, de fato, muito emocionante. Contudo, juntamente com essa novidade, surge também a preocupação em garantir que a saúde do pequeno estará sempre em dia.
Não é à toa que muitos pais têm dúvidas a respeito da inclusão do recém-nascido no plano de saúde familiar. Mas a questão é mais fácil de ser resolvida do que se imagina.
A burocracia não traz dor de cabeça e é direito da criança ser adicionada no plano. Deseja saber mais sobre o assunto e se preparar melhor para a chegada da criança? Então, não perca tempo e leia este artigo!

Como fazer a inclusão de recém-nascidos no plano de saúde familiar?

Para incluir o bebê no plano de saúde familiar, os pais precisam ficar atentos. A solicitação deve ser enviada para a operadora de saúde em até trinta dias após o parto e somente a perda desse prazo pode gerar algum transtorno.
A inclusão é feita conforme as determinações contratuais da operadora, então ao contratar o plano, é bom se informar previamente a respeito. E, para confirmá-la, basta apresentar uma cópia autenticada da certidão de nascimento da criança, já com o número de CPF.
Porém, logo após o nascimento, a criança pode ser atendida de imediato através do cartão da mãe. A única exigência é que o parto tenha sido realizado através da cobertura oferecida pelo plano e exista uma comprovação documentada pelo hospital desse fato.
plano de saúde familiar

Quando o recém-nascido pode efetivamente utilizar o plano?

Nos primeiros 30 dias da criança, o plano de saúde familiar pode atendê-la sem custo de mensalidade, uma vez que poderá utilizar o plano dos pais, pagando somente o valor da coparticipação. Após esse período, é preciso confirmar com a operadora quais serviços e atendimentos estão disponíveis dentro do contrato.
Caso os pais ainda não tenham contratado o plano, mas percebam sua necessidade após o nascimento, eles podem realizar a aquisição e incluir o pequeno em seus benefícios. É importante apenas conferir o prazo de carência para garantir que alguma consulta de urgência poderá ser agendada caso seja necessário.

Quais são as vantagens dessa inclusão?

Em seus primeiros dias de vida, o recém-nascido tem a garantia de um excelente atendimento médico. Ele pode passar por várias consultas de rotina, realizar exames e até mesmo frequentar especialidades médicas para fazer testes como o do pezinho e da orelhinha.
Além disso, o plano de saúde familiar oferece um benefício a mais para esse caso. Como sua principal função é garantir que todos os membros da família recebam atendimento de qualidade, a inclusão de novos dependentes – até mesmo do recém-nascido – torna seu valor ainda mais acessível.
Dessa forma, pais e familiares ficam muito mais tranquilos em relação à saúde do bebê e conseguem aproveitar melhor seus primeiros dias de vida. Afinal, também terão a certeza de que ele crescerá e desenvolverá com um excelente acompanhamento médico.
Pronto! Agora que você sabe que os recém-nascidos têm total suporte do plano de saúde familiar, pode ficar mais tranquilo e se preparar para a chegada de seu filho. E, se você já utilizou os serviços e recursos do plano nesse caso, não deixe de comentar e contar como foi sua experiência!