Mapa de risco: por que a sua empresa precisa ter?

mapa de risco

mapa de risco
Toda empresa está suscetível a acidentes. Desde um pequeno escritório com alguns poucos degraus dentro de sua planta, até uma grande fábrica com inúmeras máquinas e centenas de funcionários. E é claro que existem formas de prevenir os acidentes e tornar o convívio dentro da empresa cada vez mais seguro.
Pensando nisso, trouxemos uma dessas ferramentas para o nosso blog. Veja agora o que é o mapa de risco e por que a sua empresa precisa ter.

O que é o mapa de risco?

O mapa de risco é uma ferramenta usada para ilustrar de forma didática quais são as áreas da empresa que oferecem riscos e a intensidade deles aos colaboradores. Ou seja, em uma planta baixa do local são determinados o tamanho do risco e o tipo deles. Por exemplo, dentro de um laboratório existem as possibilidades de contato com gases e substâncias tóxicas, cortes com ferramentas afiadas ou pontiagudas e até esforços repetitivos e posturas inadequadas.

Quais são os riscos possíveis de serem incluídos no mapa?

Como você pode perceber, entram na equação todos os riscos que podem ter consequências imediatas ou prolongadas para a saúde das pessoas. Mas existem categorias que ajudam a elaborar o mapa de risco:
 

  • Riscos físicos:

 
São todos aqueles que podem ter consequências físicas às pessoas, como calor excessivo, umidade, vibrações e pressão fora do normal;
 

  • Riscos químicos:

 
São aqueles que afetam a saúde por meio de substâncias químicas. Desde poeiras, gases, vapores, até substâncias químicas tóxicas de fato;
mapa de risco
 

  • Riscos biológicos:

 
Todos que possam provocar doenças ou contaminações, como bactérias, fungos, parasitas e vírus;
 

  • Riscos ergonômicos:

 
São aqueles que podem provocar problemas de saúde a curto, médio e longo prazo, como esforços físicos intensos, manuseio de cargas pesadas, ritmo excessivo de trabalho, pressões psicológicas etc;
 

  • Riscos de acidentes:

 
São aquelas situações em que pequenos descuidos podem provocar prejuízos à saúde, como maquinário sem proteção, contato com animais peçonhentos, armazenamentos inadequados.

Por que devo ter um mapa de risco na minha empresa?

A resposta mais óbvia e direta para essa pergunta é: porque essa é uma exigência da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Mas ela só existe porque o mapa de risco tem uma função real na diminuição de acidentes dentro de uma empresa. O simples fato de informar as pessoas que transitam por cada ambiente já tem suas vantagens, pois as deixam cientes daquilo que elas devem tomar cuidado e se prevenir.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) são registrados cerca de 700 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil. E o mapa de risco é um um importante aliado para que esses números diminuam drasticamente. Você não quer que a sua empresa contribua para o aumento da estatística, não é mesmo?
O mapa de risco é fundamental para o funcionamento da sua empresa. Além de identificar todos os riscos que cada área oferece, ele trabalha como uma ferramenta de comunicação aos colaboradores. Por isso, não perca mais tempo e elabore o mapa de riscos da sua empresa.
Além dessa medida, quais outras providências você toma para evitar riscos no ambiente de trabalho?