Médico da família: saiba mais sobre essa especialidade médica que é referência no CAS da Unimed Cascavel

Ao ouvir o termo “médico da família”, muita gente volta ao passado e lembra daquele profissional que visitava a casa das pessoas, era amigo desde avós até os netos e acompanhava o nascimento de todos. Pois bem, o médico de família tem mesmo esse acompanhamento mais próximo dos pacientes, mas isso não indica necessariamente intimidade. E mais: muitas pessoas não sabem, mas essa é uma especialidade da medicina atual, muito conhecida no exterior e que está se tornando cada vez mais comum no Brasil.

Na reportagem de hoje, saiba mais sobre essa área da médica que é referência no Centro de Atenção à Saúde da Unimed Cascavel. Boa leitura!

Diferencial

O medico da família é capacitado para atender desde o nascimento até a finitude da vida (incluindo os cuidados paliativos). Isso significa que ele tem conhecimento e competência para lidar com crianças, jovens, adultos, puérperas e idosos (sem restrição de idade, gênero ou doenças). Após a graduação, para atuar na área é necessário fazer a residência médica ou a prova de titulação na especialidade de Medicina da Família e Comunidade.

O grande diferencial é a visão holística sobre o ser humano, ou seja, um olhar que vai além do diagnóstico e inclui o acompanhamento próximo e preventivo, considerando o histórico de saúde do paciente e as particularidades da vida dele. Em casos específicos (se necessário), o médico da família pode encaminhar o caso para outros especialistas.

Outra vantagem é a capacidade de reduzir encaminhamentos para hospitais e evitar que as pessoas façam exames, consultas e intervenções desnecessárias (procedimentos não indicados ou que tragam mais riscos do que benefícios).

Médico da família na Unimed Cascavel

O Centro de Atenção à Saúde (CAS) da Unimed Cascavel conta com seis médicos da família. Beneficiários da Cooperativa têm neles um profissional de referência, sempre que precisam de atendimento médico não urgente. Além do acompanhamento contínuo do histórico de saúde de cada paciente, os médicos da família da Unimed Cascavel também podem encaminhar os beneficiários para os projetos de Medicina Preventiva desenvolvidos pela Cooperativa, que contam com uma equipe multiprofissional no cuidado com saúde.

Cuidar de você. Esse é o plano.