Mês das mães: o que é quais são as fases do puerpério

O corpo da mulher passa por diversas transformações desde a gravidez até o nascimento do bebê, sendo elas físicas e psíquicas. No período de 45 a 60 dias pós-parto, o corpo sofre mutações progressivas, onde ele começa a se preparar para voltar ao seu estado de não-grávida. Esse ciclo é chamado de puerpério e deve ser acompanhado com atenção para que a mulher tenha o apoio necessário para realizar a transição com saúde e segurança.

O que acontece durante o puerpério?

O puerpério nada mais é do que um período que o seu corpo começa a voltar para o seu estado de não-grávida. Com a gestação, são muitas as transformações internas – desde os órgãos digestivos, até mesmo a pressão arterial. Nas primeiras 24 horas, as mudanças de corpo se concentram no órgão que mais faz esforço durante o período de parto: o útero. Para ter ideia, no fim da gestação – ou seja, perto do nascimento – o útero chega a medir 32 centímetros. Quando o bebê nasce, ele mede apenas sete. O seu peso também muda: numa média de 1,5 durante a gestação, ele volta a pesar 60 gramas.
 
Nesta fase é normal o aparecimento de um tipo de “menstruação”, que é, na verdade, um sangramento normal causado pelo parto, chamado de lóquios, que se inicia de forma abundante, mas que vai diminuindo pouco a pouco. Este sangramento é normal e dura em média 5 semanas, sendo caracterizado pela saída de sangue vermelho-escuro com consistência espessa e que, por vezes, apresenta coágulos de sangue.
Os órgãos digestivos vão voltando pouco a pouco à sua posição de antes e retomam a sua fisiologia usual. É normal que nos primeiros dias após o parto o intestino fique preso, mas volta ao funcionamento normal de forma espontânea. No período de puerpério, recomenda-se uma dieta leve, com alimentos que ajudem na evacuação.
 

O que muda no corpo da mulher?

  • Mamas mais duras

Por ser também o período de amamentação, as mamas ficam cheias de leite e, consequentemente, mais pesadas. Caso você se sinta muito desconfortável, é ideal a procura de um médico para orientar em caso de necessidade fórmula infantil – amamentação através de produtos recomendados pelo profissional de saúde. Importante ressaltar que essa deve ser uma escolha entre mãe e médico, buscando alternativas que fortaleçam o desenvolvimento do bebê e que também possam deixar a mãe mais confortável. Compressas de água quente podem ajudar, consulte a orientação do seu médico.
 

  • Barriga inchada

Nos primeiros dias o abdômen permanece inchado por conta do tamanho do útero, que ainda não está no seu tamanho normal, e por conta da prisão de ventre, que é comum. Com o passar do tempo, o útero vai voltando ao seu estado “normal” e a barriga vai ficar mais flácida. Não se preocupe, esse é um período completamente normal! É importante respeitar o seu tempo e entender que, nessa nova fase, o seu corpo passou por grandes transformações. Ame e respeite-o! 
 

  • Aparecimento de sangramento vaginal

As secreções do útero vão saindo pouco a pouco, por isso existe um sangramento parecido com a menstruação, chamado de lóquios, que é mais intenso nos primeiros dias, mas que diminui a cada dia, até desaparecer completamente. 

Se você notar um sangramento com cheiro característico e cor muito intensa por mais de 4 dias, é importante consultar um médico para ter certeza que tudo está bem.

 

  • Cólicas

Agora que já sabemos que o útero está mudando de tamanho e regredindo à sua forma original, é importante saber que podem haver cólica e desconfortos abdominais. Isso não quer dizer que você está menstruando e não acompanha, necessariamente, um escape de sangue como falamos aqui em cima. As dores são parte natural do processo de retorno ao corpo não-grávido, mas, caso sejam muito incômodas, você pode usar compressas quentes na região para aliviar um pouquinho. Chás e repouso também são ótimas medidas! 
 

  • Incontinência urinária

A incontinência é uma complicação relativamente normal no pós-parto, especialmente se a mulher teve parto normal, mas também pode acontecer nos casos de cesárea. A incontinência pode ser sentida como uma vontade repentina de urinar, que é difícil de controlar, podendo haver escape de urina. 
 

  • Retorno da menstruação 

O retorno da menstruação depende se a mulher amamenta ou não. Quando amamenta exclusivamente, a menstruação tende a voltar em cerca de 6 meses, mas é recomendado usar métodos contraceptivos extra para não engravidar nesse período. Caso a mulher não amamente, a menstruação volta em aproximadamente 1 ou 2 meses. 
 

Cuidados durante o puerpério:

  • Andar durante as primeiras horas do dia: diminui os riscos de trombose, melhora o trânsito intestinal e contribui para a circulação de sangue
  • Marcar uma consulta com o seu médico numa média de 6 semanas pós-parto: é importante para checar se o útero está cicatrizando bem
  • Ter paciência com o seu corpo: esse período é muito delicado e pode também afetar o emocional das mulheres. Nesse ciclo, tenha paciência e lembre-se que você está passando por grandes transformações no seu corpo e que muitas delas se resolvem com o tempo. Tenha orgulho do trabalho que o seu corpo fez até aqui, afinal, ele cuidou de você e do seu bebê muito bem! 
  • Evite pegar peso ou fazer grandes esforços: para ajudar na cicatrização no útero e evitar movimentos e contração, é ideal que evite pegar peso e fazer grandes esforços no período do puerpério. Dessa forma, deixamos os órgãos mais “a vontade” e relaxados para trabalhar.