Cuidados com a pele das crianças no verão

original (1)O verão é uma das épocas mais divertidas para as crianças. É o momento das férias, de encontrar os parentes e amigos no Natal, de ver a queima de fogos no réveillon e, é claro, de muita praia e piscina. E é justamente aqui onde mora o perigo: a exposição ao sol nesses ambientes.
Se a pele do adulto já precisa de cuidados, imagine a das crianças, que têm a pele ainda mais sensível. Isso vale principalmente para os bebês, que precisam de protetor solar especial, adequado para a idade.

Por que cuidar da pele das crianças?

Além de ser mais sensível por ser mais fina em comparação à pele de um adulto, as crianças de até 1 ano ainda não conseguem produzir a melanina de forma satisfatória. A melanina é uma proteína que dá a cor à pele e absorve os raios UV. Por isso, ela é uma proteção natural que temos, mas que os pequenos ainda estão desenvolvendo.
Outro ponto importante é que não há protetor ou bloqueador solar para os que possuem até 6 meses de idade. O recomendado, nesse caso, é que a criança não seja exposta ao sol. Mas, se for preciso, que seja com todas as outras formas de proteção possíveis.
Quer proteger a pele do seu filho nesse verão? Então, confira as nossas dicas de cuidados com a pele das crianças!

4 dicas para proteger a pele das crianças no verão

1. Use bloqueador solar

Não estamos falando de protetor, mas sim de bloqueador solar. O bloqueador é melhor porque forma uma camada protetora na pele. Não é absorvido como o protetor, e por isso pode deixar a pele um pouco branca, mas sua eficiência é maior. É ótimo também para crianças que têm a pele muito sensível, que costuma avermelhada após aplicar algum produto.
Vai usar protetor? Então, aplique uma camada generosa 20 minutos antes de sair de casa. O produto demora um pouco para começar a fazer o efeito desejado.

2. Fique de olho nos horários

A maioria das pessoas já sabem disso, senão todos, mas é bom reforçar: evite o sol entre às 10 da manhã e às 04 da tarde. Os raios UVA e UVB são mais intensos nesses horários e as chances de queimaduras são maiores. 

3. Fique sempre na sombra

Mesmo cumprindo rigorosamente os horários para se expor ao sol, é interessante também que a criança fique em um local na sombra. A proteção física costuma ser mais eficaz que a química (caso do protetor solar) e, quanto menos os raios incidirem sobre, melhor.

4. Ponha acessórios

Na hora de escolher a roupa e vestir a criança, não se esqueça de algumas peças de grande importância. Por exemplo, camisa com proteção UV é essencial e também um boné para cobrir o rosto. Passe protetor ou bloqueador solar também nas áreas protegidas por esses itens.
Cuidar da pele das crianças no verão é de grande importância, especialmente para evitar doenças mais graves na fase adulta, como o câncer de pele e queimaduras de 1º grau.
Quer mais dicas de como cuidar melhor da saúde do seu filho? Então, assine a nossa newsletter!