Mudando a rotina em 2020

Silhouette of mother with her daughter and bicycleSão muitas as expectativas para um novo ano. Fazemos vários planos, nos empolgamos e, com o passar dos dias, aquela disposição vai diminuindo, aparecem os imprevistos e os projetos ficam para o ano que vem. Se você quer parar com esse ciclo de procrastinação e realmente mudar de vida em 2020, precisa criar bons hábitos e uma nova rotina.
Como fazer essa mudança? Como virar a chave? Existem várias formas de fazer isso, mas é claro que exige esforço e disciplina. 
Para deixar esse caminho mais fácil, listamos agora algumas coisas que você pode fazer para mudar a sua rotina em 2020 e ter um ano mais feliz. Confira!

Como mudar a rotina em 2020?

Mude alguns hábitos

Criar hábitos é algo muito poderoso. Uma coisa que, no início, parece muito difícil de ser feita, com o passar do tempo se torna muito mais fácil, mas é muito importante manter constância.
Você já deve ter ouvido falar que, para criar um hábito, basta manter aquela tarefa por 21 dias, mas isso não é uma regra. De acordo com alguns estudos, esse tempo médio varia de acordo com a dificuldade que cada pessoa tem em se manter em algo. 
Por exemplo, para uma pessoa que gosta de fazer exercícios físicos, criar esse hábito demora menos tempo em comparação a alguém que não tem a menor paciência para a prática de atividades físicas.
O mesmo vale para todos os outros hábitos que queira desenvolver. Lembre-se de ir gradualmente. No início, a constância é muito mais importante do que a quantidade de tempo que você disponibiliza ou o volume da tarefa.

Cuide do seu entorno

Felizmente, está cada vez mais em evidência a importância e necessidade de se atentar para a saúde mental, nossa e das pessoas à nossa volta. Para viver de maneira saudável em sociedade, é importante prestarmos atenção aos ambientes em que circulamos, e consequentemente, nas pessoas que estão neles. Uma palavra de consolo, uma conversa descontraída ou mesmo um abraço fazem total diferença, e esses pequenos gestos melhoram o seu dia e o dia das pessoas que estão tendo este suporte, construindo uma rede de apoio firme e ambientes que contribuem para a saúde mental de todos.

Coma melhor

Presente em quase todas as resoluções de fim de ano, a melhora nos hábitos alimentares é extremamente importante para manter a saúde em dia. Por isso, independente da sua rotina, procure formas de adequar sua alimentação. Aprender receitas saudáveis e de rápido preparo pode ser uma saída prática para eliminar uma rotina alimentar ruim da sua vida em 2020.
Procure o auxílio de um profissional de nutrição e combine uma dieta preparada especialmente para você a uma rotina de exercícios físicos feitos com o devido acompanhamento. Desta maneira, você notará uma melhora na sua disposição e no seu humor diário.
 

Tenha organização

Uma das coisas que colaboram para que o seu dia seja melhor é ter mais organização. Isso é algo que também ajuda a reduzir a ansiedade já que, quanto mais organizado você for, mais rápido vai concluir todas as suas demandas.
Portanto, coloque a mão na massa. Não estamos falando de organizar apenas o tempo, mas tudo. Organize o seu guarda-roupa e aproveite para separar peças que não usa mais para doação. Limpe a sua casa, faça a comida da semana e deixe pronta para o momento que precisar. São coisas simples, mas que fazem uma grande diferença no dia a dia.
Para isso, você pode usar uma agenda digital, um papel ou planilhas para gerenciar melhor o seu tempo. Só o fato de anotar tudo já oferece uma dimensão melhor do que faz no dia a dia. A partir disso, fica mais fácil identificar o que é realmente necessário e precisa manter na rotina em 2020.

Estabeleça prioridades

Ter foco também tem a ver com prioridades. Quando você determina que algo é mais importante que as outras coisas, então essa prioridade deve ser o seu objetivo principal, deve ser aquilo que você faz quando o seu nível de produtividade é maior. 
Estabelecer prioridades evita que você fique mudando de caminhos, se dispersando ao longo da trajetória. Portanto, pare e pense: qual vai ser o seu foco para 2020? O que será mais importante para você? Você pode ter vários objetivos, mas deve fazer uma lista com o objetivo de maior prioridade para o de menor.
Fazer mudanças na rotina para 2020 é algo simples, mas precisa de ação, você terá que colocar a mão na massa ou ficará andando em círculos. Além disso, procure ser mais aberto às relações, ter mais empatia com os que estão por perto e criar laços verdadeiros com as pessoas.
O que mais você vai fazer para mudar a sua rotina em 2020? Conte para gente!