Plano de saúde empresarial: Existe subsídio para o funcionário?

plano de saúde empresarial

plano de saúde empresarial
O plano de saúde é um dos benefícios mais valorizados pelos empregados na hora da busca por uma colocação. Há quem prefira o plano de saúde a PLR (Participação pelos lucros e rendimentos), que, em geral, as empresas concedem como benefício e pagam no final do ano.
A preferência ao plano de saúde é (74,6%) e ao PLR é de 57,2%, de acordo com a da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho. O plano de saúde empresarial, além de representar um atrativo para os funcionários, pode também representar grandes ganhos para as empresas. Entenda como isso funciona.

Plano de saúde empresarial: Quem paga?

As empresas com alto número de funcionários conseguem até pagar integralmente o valor do plano de saúde empresarial de todos os colaboradores, no entanto, há aquelas que não conseguem subsidiar esse benefício integralmente. Nesses casos, a empresa pode oferecer um percentual de subsídio, dentro do seu orçamento.
As condições para a cobertura de dependentes, se serão cônjuges e filhos e até que idade também devem ser especificadas pela empresa, de acordo com o que determina a Agência Nacional de Saúde (ANS).
O restante do valor, cabe ao empregado. Assim, são feitos descontos em folha referente ao plano de saúde. Esse percentual, no entanto, não pode ultrapassar 30% do salário líquido.

Quais os benefícios para as empresas?

Além de diminuir taxas de afastamentos por doença, ao oferecer plano de saúde empresarial, as empresas saem ganhando no desconto ao imposto de renda. Todo tipo de benefício é revertido, então assim como o vale-refeição, o plano de saúde vai acabar dando diversos retornos positivos para a empresa no âmbito fiscal, desde que ela esteja no regime tributário Lucro Real.
A prevenção e cuidado com a saúde do trabalhador e de sua família acaba sendo benéfico pois, garante que ele trabalhe melhor e renda mais.

Como os funcionários são beneficiados

Ter um plano de saúde é o objetivo de muita gente. Quando feito particular, principalmente para toda a família, a conta pode custar mais do que o plano de saúde empresarial, que mesmo no modelo de coparticipação, acaba saindo muito mais em conta para o empregado.
Além de poder incluir dependentes por um custo relativamente baixo, os exames, consultas e demais procedimentos acabam saindo muito mais em conta que se pagos particular.
Se sentir seguro com sua saúde e de sua família é uma das condições que os trabalhadores buscam em suas colocações. Empresas que oferecem o plano de saúde empresarial se tornam então um local cobiçado.

Como o empregador pode solicitar um plano de saúde empresarial

Qualquer empresa pode solicitar o plano de saúde empresarial. Basta ter um CNPJ ativo e incluir duas pessoas ou mais. Isso vale também para o Micro Empreendedor Individual.  
Certificar-se que a operadora oferece um serviço de Relacionamento Corporativo é garantia que qualquer questão pode ser tratada por uma equipe de analistas especializados e treinados para solucionar todo tipo de problema. Se tem dúvidas se a operadora oferece esse tipo de suporte, não feche negócio.
Antes de contratar o plano de saúde empresarial, visite as operadoras de planos de sua cidade e escolha aquela melhor vai atender sua empresa e também seus funcionários.