Plano de saúde familiar cobre o pré-natal?

pré-natal

pré-natal
Quando a família recebe a notícia que um novo membro está chegando, a primeira reação é de muita alegria, afinal um bebê transforma o ambiente, despertando uma série de sentimentos bons. Mas, logo depois de confirmar a gravidez, é importante que a gestante comece a pensar nos cuidados com a saúde. O pré-natal, por exemplo, é essencial para acompanhar o desenvolvimento do bebê durante os 9 meses da gestação.
O pré-natal conta com consultas regulares ao ginecologista/obstetra, além de exames específicos que devem ser realizados em períodos estratégicos da gestação, garantindo um acompanhamento seguro e eficaz da gravidez.
Com tamanha importância para a saúde da mãe e do bebê, muitas pessoas querem saber se o pré-natal é coberto por um plano de saúde familiar. Essa também é uma dúvida que você tem? Então, indicamos que você acompanhe este artigo até o fim, pois iremos esclarecer essa e outras questões sobre o pré-natal e o plano de saúde familiar.

Saiba como é realizado o pré-natal

Como mencionado no início, o pré-natal é um acompanhamento específico que as gestantes passam para assegurar o desenvolvimento saudável do bebê e um parto sem riscos, tanto para a mãe quanto para o pequeno.
Apesar de ser extremamente importante, ainda há muitas gestantes que não realizam esse acompanhamento. O ideal é que a grávida procure por um ginecologista de sua confiança para saber como e quando iniciar o seu pré-natal. Geralmente, a primeira consulta logo após a descoberta da gravidez já marca o começo desse acompanhamento.
A seguir, listamos um passo a passo que mostra as etapas mais comuns de um pré-natal:

1º passo

Depois da primeira consulta com o ginecologista, a grávida geralmente é encaminhada para um exame conhecido como perfil pré-natal. Nele, são realizadas análises como hemograma completo, glicemia, tipagem sanguínea + fator Rh, R. Toxoplasmose, reação para Sífilis, anticorpos para Rubéola, HIV, HTLV, hepatite B, hepatite C, citomegalovírus e vitamina D.

2º passo

Quando chega no período de 11 semanas e meia a 13 semanas, é comum a grávida ter que realizar um ultrassom morfológico do primeiro trimestre da gestão. Esse exame conta com a translucência nucal, que ajudará a afastar a hipótese das principais doenças sindrômicas.

3º passo

Já entre a 1ªº semana e 19ª semana e meia, o pré-natal é baseado na prescrição de vitaminas. Essa recomendação varia conforme o perfil e necessidades de cada mulher e somente o ginecologista que acompanha a gestante é que poderá indicar.

4º passo

Ao chegar na metade da gestão, as futuras mamães dão sequência ao pré-natal com a realização de um novo ultrassom morfológico, geralmente com dopplerfluxometria colorida.
pré-natal
 

5º passo

Nessa fase do pré-natal, as gestantes passam pelo chamado ultrassom obstétrico morfológico. Esse é um procedimento muito importante, pois o ultrassonografista analisará todas as formações fetais que possam estar ligadas a problemas de saúde.

6º passo

Entre a 24ª e 28ª semana de gestação, são realizados exames como ecocardiografia fetal com Doppler fluxometria colorida e teste de tolerância à glicose para investigar diabetes gestacional e anemia. A gestante também poderá ter que tomar vacina tríplice bacteriana acelular adulto e a vacina de hepatite B.

7º passo

Geralmente, ao chegar na 31ª semana, a gestante realiza o ultrassom obstétrico com Doppler.

8º passo

Na 35ª semana do pré-natal, é realizada a cultura de secreção vaginal para estreptococos e exame do intróito anal.

9º passo

Ao chegar no último mês da gravidez, a gestante fará avaliações mais frequentes, que incluem ecocardiografia fetal e ultrassom com Doppler. Esses exames ajudam a avaliar o binômio maternofetal.

Mas, afinal, o plano de saúde familiar cobre o pré-natal?

No tópico acima, mostramos que o pré-natal envolve uma série de etapas importantes para que a mãe e o bebê passem os 9 meses saudáveis, tendo um parto tranquilo e seguro. Por conta dessa relevância, bons planos de saúde familiar cobrem o pré-natal.
Na verdade, essa é uma ótima opção para as gestantes, pois com o plano de saúde familiar elas poderão realizar o pré-natal com o ginecologista que já é de sua confiança. Além disso, os exames solicitados poderão ser feitos na rede de laboratórios que as futuras mamães já conhecem e confiam.
No artigo de hoje, abordamos a importância do pré-natal para a saúde e bem-estar da gestante e do bebê. Também mostramos que bons planos de saúde familiar cobrem todos esses procedimentos, oferecendo segurança e tranquilidade para toda a família. Para continuar por dentro de assuntos ligados à saúde, acompanhe as próximas postagens do nosso blog.