Obesidade infantil: 5 alimentos que são vilões da dieta

obesidade infantil

obesidade infantil
Durante a infância, as crianças começam a desenvolver o seu paladar, conhecendo os alimentos e selecionando aqueles que mais as agradam. Por isso, quando a dieta inclui alimentos não saudáveis, a família acaba induzindo o pequeno a gostar de doces, frituras e alimentos industrializados.
Esses hábitos podem levar a obesidade infantil, um problema grave e que não para de crescer em todo o mundo. De acordo com um estudo recente da Federação Mundial de Obesidade, o número de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos que estão acima do peso deve pular de 220 para 268 milhões em menos de uma década. A projeção é cerca de 91 milhões desses jovens se tornem obesos no futuro.
Os números são alarmantes e colocam a obesidade infantil no topo das doenças que precisam de uma atenção especial dos pais e profissionais da saúde. Se você tem um filho pequeno e quer rever os seus hábitos alimentares, confira na sequência deste artigo os 5 alimentos que são vilões da dieta e que podem levar ao surgimento da obesidade infantil.

1. Bebidas industrializadas

Mesmo com a rotina corrida do dia a dia, é importante que os pais evitem oferecer aos filhos bebidas industrializadas, como sucos prontos e refrigerantes. Esses produtos não contam com nenhum tipo de nutriente importante para o desenvolvimento da criança, além de serem ricos em açúcar, sódio e aditivos químicos. Para evitar a obesidade infantil, retire da dieta do seu filho esses itens, inclua mais sucos naturais e estimule a ingestão de água.

2. Biscoitos recheados

É difícil encontrar uma criança que não adora os biscoitos recheados vendidos nos supermercados. Mas, é importante que os pais saibam que esse alimento é um dos grandes vilões da dieta, podendo levar ao surgimento da obesidade infantil se consumido de forma exagerada ou dentro de um plano alimentar nada saudável. Esses biscoitos possuem um alto valor calórico e costumam ser ricos em gorduras saturadas, que são prejudiciais ao organismo.
obesidade infantil

3. Obesidade infantil: retire os salgadinhos da dieta do seu filho

Parte da lancheira de milhares de crianças, os salgadinhos também são vilões da dieta. Apesar de saborosos e crocantes, eles não possuem nutrientes relevantes para os pequenos, estimulando a aquisição de calorias vazias que só engordam.
Além disso, os salgadinhos são ricos em sódio e gorduras ruins, aumentando as chances da criança desenvolver a obesidade infantil, colesterol alto e outros problemas cardiovasculares.

4. Cereais matinais

Muitos pais optam pelos cereais matinais para oferecer aos filhos uma opção de café da manhã mais nutritiva e saudável. No entanto, para que esse alimento não se torne um vilão da dieta é importante verificar com atenção a composição do produto. Hoje, há muitos cereais que apresentam quantidades alarmantes de açúcar, que superam as vitaminas e sais minerais. A dica é sempre optar pelas versões mais naturais, sem corantes e com controle do açúcar.

5. Batata frita

Sucesso entre as crianças, a batata frita também é um dos alimentos que pode impulsionar o desenvolvimento da obesidade infantil. Para ficar gostosa e crocante, a batata frita tem que ser preparada no óleo em altas temperaturas e isso faz com que ele se transforme em gorduras ruins para organismo. A opção para incluir a batata frita na dieta do seu filho, afastando a obesidade infantil, é prepará-la em fritadeiras sem óleo ou no forno.
Apresentamos no artigo de hoje 5 alimentos que são vilões da dieta e que podem contribuir para o surgimento da obesidade infantil. Gostou das dicas e quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre os cuidados com a saúde dos filhos? Então, confira também em nosso blog o post que mostra quantas vezes a criança deve ir no médico por ano.