O absenteísmo consiste na taxa de funcionários faltantes dentro de um período de tempo. Dentre os motivos que levam um colaborador a faltar, questões de saúde, desmotivação no trabalho e problemas pessoais estão entre os principais.
Além de trazer transtornos pontuais para a gestão, que tem que lidar com o imprevisto, essa situação pode gerar também prejuízos, especialmente quando o absenteísmo alto é uma realidade.
Veja quais são os 4 principais prejuízos dessa taxa elevada para o seu empreendimento.
1. Perda de produtividade é a maior consequência do absenteísmo alto
O maior efeito do absenteísmo alto é a perda de produtividade que a empresa sofre. Quanto mais funcionários faltam ou não executam suas tarefas plenamente, menor é a capacidade produtiva.
Ainda que o empreendedor ou gestor tenha investido bastante em adequada automação no seu negócio, quando os recursos humanos são diminuídos, mesmo que em uma pessoa apenas, já pode trazer diferença nos resultados. Se a taxa de faltas ainda estiver elevada, poderá haver perda de produtividade.
Isso faz com que o negócio gaste mais tempo, mais dinheiro e mais recursos para produzir a mesma quantidade que seria feita caso a equipe estivesse completa. Eventualmente, isso compromete, até mesmo, a competitividade do negócio.
2. Diminuição de engajamento e integração também são consequências
Se as faltas são muito frequentes, a equipe nunca consegue se integrar de maneira completa. Como sempre está faltando ao menos um integrante, os colaboradores sentem que não podem contar plenamente com seus colegas.
A gestão também perde um pouco da confiança e delega um número menor de tarefas na tentativa de evitar atrasos e imprevistos. Tudo isso faz com que cada pessoa se engaje e se envolva menos, o que diminui a motivação e contribui para um número de faltas cada vez maior.
3. Aumento dos custos é mais um problema a ser considerado
Não há como negar que o absenteísmo alto eleva os custos. Se os funcionários pedem licença médica com frequência, os gestores vão ter que contratar mais pessoas para que todo o trabalho seja realizado como o previsto.
Também é necessário fazer mais horas extras para evitar atrasos, além de serem realizadas mais reuniões para tomar decisões quanto à gestão de pessoas. Ao final, tudo isso custa dinheiro e faz com que a produção fique mais onerosa.
Não apenas há uma diminuição da lucratividade e da rentabilidade do negócio, como também a empresa fica mais vulnerável, especialmente em tempos de crise.
4. Perda de qualidade torna-se inevitável
Todos esses fatores se somam e interagem de modo a causar uma perda de qualidade.
Se há menos pessoas dentro da execução de tarefas, há um número menor de funcionários disponíveis para o atendimento do cliente, por exemplo. Considerando, no entanto, que a demanda se mantenha estável, um número considerável de consumidores vai sair insatisfeito.
Além disso, os funcionários presentes ficarão sobrecarregados, assumindo, ainda que temporariamente, as funções dos faltantes. Isso leva a um comprometimento da qualidade do item produzido ou do serviço prestado, o que também gera insatisfação.
O absenteísmo alto traz prejuízos financeiros, competitivos e de gestão. Sendo assim, ele precisa ser avaliado e fortemente combatido, de forma a impedir que o negócio encare essas consequências negativas. Quem está à frente de um empreendimento pode ter a precaução de contratar planos de saúde para seu time, e assim reduzir incrivelmente a taxa de absenteísmo na empresa.
Conte nos comentários se o seu estabelecimento está passando por esse problema e como anda a situação do seu negócio.