Qual é a importância da medicina do trabalho?

medicina do trabalho

medicina do trabalho
Todas as empresas possuem áreas estratégicas que estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento dos negócios. A medicina do trabalho é uma dessas importantes áreas, pois é responsável pela relação entre a companhia e a saúde dos seus funcionários.

Contar com um departamento médico interno ou terceirizado é fundamental para que os colaboradores tenham acesso a ações de prevenção e tratamentos de doenças e lesões que ocorram especificamente no ambiente profissional, prezando, também, pela qualidade de vida do funcionário dentro e fora da empresa.

A seguir, vamos mostrar a importância da medicina do trabalho para a saúde e bem-estar dos colaboradores e para a segurança e progresso das empresas. Confira!

Saiba como surgiu a medicina do trabalho

Como abordado acima, a medicina do trabalho, também conhecida como saúde ocupacional, é uma especialidade médica que cuida da relação dos funcionários com o seu ambiente de trabalho.

Apesar de a medicina do trabalho representar uma área fundamental, as empresas começaram a se preocupar com a saúde e o bem-estar dos colaboradores somente após o período de guerras. Esse processo começou nos países industrializados da Europa e também nos Estados Unidos.

Naquela época, as condições de trabalho eram muito precárias. Em companhias metalúrgicas e de mineração, por exemplo, os trabalhadores eram expostos continuamente a situações perigosas, que colocavam as suas vidas em risco.

Graças a movimentos sociais e participação dos Direitos Humanos, o cuidado com a saúde e com a qualidade de vida dos funcionários foi conquistando espaço dentro das empresas, expandindo a medicina do trabalho para vários segmentos.

No Brasil, essa área da medicina conquistou maior relevância em meados da década de 60, quando o país intensificou o seu processo de industrialização. Antes da aplicação de regras claras e dos cuidados com a saúde dos empregados, o Brasil apresentava um dos maiores índices do mundo em acidentes no ambiente de trabalho.

Conheça a importância dos cuidados com a saúde dos colaboradores

Reconhecida oficialmente como especialidade médica em 2003 pelo Conselho Federal de Medicina, a medicina do trabalho assume diariamente uma série de incumbências ligadas a saúde e a segurança dos empregados.

Listamos, a seguir, três pontos que evidenciam a importância dessa área dentro das empresas:

  1. A medicina do trabalho é responsável pela manutenção e promoção da saúde dos trabalhadores e de sua capacidade de trabalho.
  2. Os profissionais da área analisam possibilidades de melhorias nas condições de trabalho, deixando a empresa compatível com as principais normas de saúde e segurança estipuladas pela lei brasileira.
  3. Promover ações que contribuam com a saúde e segurança, proporcionando um ambiente agradável para os trabalhadores desempenharem suas tarefas diárias faz parte das incumbências da medicina do trabalho. As empresas também são favorecidas, pois um bom clima torna os profissionais mais produtivos e felizes.

Atribuições do médico do trabalho

Para desenvolver a função, o profissional da saúde precisa, além da formação em medicina, compreender bem as relações do empregado com a empresa. Reunimos, abaixo, algumas das principais atribuições do médico do trabalho. Confira!

  • Reconhecer sinais e sintomas das doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, além dos aspectos da epidemiologia.
  • Conhecer os recursos clínicos e laboratoriais necessários para o esclarecimento diagnóstico e estabelecimento das práticas médicas adequadas
  • Se manter atualizado sobre os procedimentos legais e previdenciários.
  • Realizar exames de avaliação da saúde dos trabalhadores, como admissionais, periódicos, demissionais e histórico médico e ocupacional do paciente.
  • Diagnosticar e tratar as doenças e acidentes relacionados com o trabalho.
  • Realizar o atendimento de emergência, quando necessário.
  • Promover atividades educativas junto aos empregadores.
  • Participar, ao lado da equipe de segurança do trabalho, das inspeções e avaliações das condições de trabalho e sugerir medidas de prevenção e controle dos fatores de risco.

A medicina do trabalho é uma área muito importante e a sua valorização traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Se você tem alguma dúvida sobre o tema, deixe a sua pergunta nos comentários que retornaremos em breve. Para continuar por dentro dos assuntos de saúde no trabalho, acompanhe o nosso blog!