A gente bem sabe que comer de maneira saudável é o melhor caminho para ter o corpo dos sonhos e, o mais importante, a saúde de ferro. Afinal de contas, somos o que comemos. Então, alimentar-se com bons nutrientes é essencial. Porém, consumir mais vegetais nem sempre é uma tarefa fácil, e há aqueles que realmente não gostam muito do sabor.
Provavelmente você prefere o sabor de uma pizza ao de um brócolis, seja por falta de hábito ou mesmo porque nunca tentou fazer receitas realmente saborosas com esse vegetal e com vários outros.
Se esse é o problema, confira algumas dicas de receitas que ajudarão a colocar mais vegetais na sua dieta!
1 • Coloque o prato de vegetais no centro da mesa
Na hora da refeição, a dica é facilitar o consumo de vegetais. Uma ótima forma de fazer isso é colocando-os no centro da mesa. Além de dar ao cérebro a ideia de que ele é o prato principal, você poderá pegar a salada mais facilmente. É bem diferente, por exemplo, se você deixá-la lá no canto da mesa, onde quase não pode vê-la ou vai precisar se levantar ou pedir para alguém pegá-la para você.
2 • Combine com coisas que você gosta
Uma ótima maneira de consumir mais salada é combiná-la com outros alimentos dos quais que você gosta. Pode ser frango desfiado, atum, ovo, queijo… Enfim, há diversas combinações. O melhor disso que é você terá uma salada diferente todos os dias, evitando que se torne uma rotina.
3 • Evite sabores fortes
Para quem não gosta de consumir vegetais, alguns devem ser evitados, pelo menos no início deste processo. Alimentos como pimentão, rúcula, manjericão e vários outros têm um sabor bastante acentuado, o que pode lhe afastar da missão de comer de forma mais saudável.
4 • Coloque a família no ritmo
Tentar comer algo do qual você não gosta muito já é bem difícil. Mais difícil ainda é quando você vê que não tem ninguém na sua casa se alimentando bem. Fica bastante complicado comer um prato de salada, enquanto todos saboreiam uma bela macarronada. Então, convença a sua família ou as pessoas que moram com você a comerem de forma mais saudável também. Todos só têm a ganhar.
5 • Prepare temperos diferentes
Normalmente as pessoas comem quase todos os alimentos bem temperados, como feijão, arroz e carne. Por que seria diferente com a salada? Além de dar mais sabor, é ótimo para quem gosta de variar o cardápio com mais frequência. Confira algumas receitas:
- Molho para Salada Verde
● Suco de 1 limão
● 1 colher (sopa) de mostarda
● 1 colher (chá) de orégano
● 2 colheres de azeite de oliva
● 2 dentes de alho amassados
● Sal a gosto
É bem simples de preparar. Basta misturar tudo em um recipiente com tampa e, depois de tampado, leve para a geladeira por 20 minutos.
- Molho italiano
● 2 colheres (sopa) cheias de maionese
● 3 colheres (sopa) de vinagre branco
● 1 colher (sopa) rasa de açúcar
● 1 colher (sopa) de orégano
● 1 colher (sobremesa) de sal
● 1 colher (café) rasa de pimenta do reino
● ½ cebola
● 1 dente de alho
Para preparar, basta descascar a cebola e o alho e cortá-los em pedaços pequenos. Depois, junte todos os ingredientes no liquidificador e bata-os até formar uma mistura homogênea. Seu molho está pronto para ser servido.
Consumir mais vegetais pode ser mais difícil no início. Mas, depois que isso se tornar um hábito, você sentirá até falta de tê-los à mesa. Portanto, comece as mudanças hoje mesmo e siga as dicas que acabamos de dar.
Dica extra 1
Além de bem temperada, elabore uma salada visualmente bonita, pois fica muito mais apetitosa. Por exemplo: alface, tomate picado, cebola picada, pedaços pequenos de abacate, temperos naturais (manjericão, lemon pepper, azeite de oliva e limão).
Dica extra 2
Evite alimentos e temperos que você já tenha provado e dos quais não gostou. Temperos naturais novos podem ser uma ótima pedida!