Os embalos de uma rotina saudável: dançar é ótima opção de atividade física em casa

Você já viu alguém triste dançando? Provavelmente não, não é mesmo? Isso porque a dança faz muito bem tanto para o nosso corpo, como para a nossa mente. 
Entre as muitas modalidades que existem, dançar é um exercício muito democrático e pode ser praticado em qualquer faixa etária, desde a infância até a velhice. Além disso, para mexer o corpo basta dar o play em uma boa música. Portanto, é uma atividade física que não exige nenhum local específico e pode ser feita em casa. 
Então, vamos conhecer os principais benefícios da dança para a nossa saúde?
 
Ajuda a reduzir o estresse
Dançar é uma atividade muito divertida. Não é à toa que toda boa festa tem uma pista de dança, e que começamos este artigo falando que ninguém fica triste dançando.
Afinal de contas, enquanto mexemos o nosso corpo, esquecemos dos nossos problemas e o nosso organismo libera endorfina, o hormônio que proporciona felicidade. 
 
Melhora a postura e o equilíbrio
A má postura é um reflexo dos nossos hábitos diários, como passar muitas horas sentado trabalhando, ou ainda de cabeça baixa olhando para os nossos celulares, por exemplo. Com isso, provoca dores nas costas e até mesmo alterações na coluna. 
E a dança exige uma postura correta e também proporciona maior consciência sobre o nosso corpo. Assim, mesmo quando não estamos nos mexendo, fica mais fácil corrigir a postura no dia a dia.
Com essa prática de manter a postura certa, todas as dores na lombar e cervical, começam a diminuir. 
Além disso, diversos passos de dança ajudam a melhorar o equilíbrio, como ficar na ponta dos pés, rodar, e levantar uma das pernas. Esses reflexos também são levados para as atividades da rotina. 
 
Estimula o cérebro e a memória
Nem sempre existem regras para dançar, basta mexer o corpo no ritmo da música. Mas para seguir alguma modalidade, é preciso decorar uma série de passos. E este é um grande estímulo para a memória.
Além disso, toda essa parte intelectual da dança, ajuda a fortalecer as células cerebrais, o que auxilia a função cognitiva, principalmente nos idosos, prevenindo até mesmo o surgimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer. 
 
Auxilia no combate a depressão
Como já dissemos por aqui, dançar é divertido e proporciona felicidade. Por isso, é uma ótima prática para combater a depressão. 
Além de liberar endorfina, que são hormônios antidepressivos naturais, a dança também ajuda a melhorar a autoestima e aumentar a sensação de bem-estar.
Quando envolve mais pessoas, também proporciona maior interação social, o que é importante contra os sintomas depressivos. 
 
Fortalece a musculatura
A dança é um tipo de exercício aeróbico, ou seja, que trabalha o corpo todo. Logo, é excelente para fortalecer os músculos. 
Algumas modalidades mais intensas, como balé, zumba e street dance são ainda mais eficazes para quem tem essa intenção.
 
Ajuda a perder peso 
E como não poderia ser diferente, a dança também é uma grande aliada na perda de peso.
Enquanto movimentamos o corpo com ritmo, vamos queimando calorias, e dependendo da modalidade, essa queima pode ser maior ou menor, no período de uma hora. 
Com a dança de salão é possível perder em média 400 calorias. Já com o hip hop, pode ser em torno de 600 calorias/ hora. Na zumba, que é ainda mais intensa, é possível queimar até mil calorias em uma hora.
 
E você, gosta de dançar? Gostaria de conhecer outro método para perder peso?
Então saiba mais sobre o nosso Projeto Na Medida, que consiste em estimular hábitos saudáveis na rotina, para perder peso com qualidade, através de alimentação balanceada e prática de atividades físicas. 
 
Fonte: Unimed Coop./ Tua Saúde