Saiba por que ter um plano de saúde deixará a sua família mais tranquila

plano de saúde
Atualmente, muitas pessoas têm contratado planos de saúde a fim de ter mais proteção e melhor atendimento. Para acolher bem as várias demandas, existem planos individuais, empresariais e familiares no mercado. E, para aqueles que se sentem muito preocupados com a saúde de sua família, uma boa opção seria contratar logo algum plano familiar.
Dessa forma, a família não ficará completamente dependente das instituições públicas e nem precisará desembolsar uma grande quantia de dinheiro para cobrir um problema de saúde emergencial. Neste post falaremos sobre as vantagens de ter um plano de saúde familiar, citando suas características e como ele funciona.

O que é o plano de saúde familiar?

Trata-se de um plano cuja finalidade é prestar atendimento médico em determinadas situações que envolvam o titular do plano e/ou seus dependentes.
O dinheiro que é aplicado visando o bem-estar de nossa família pode ser considerado um bom investimento.
Geralmente, o plano familiar compensa mais que o plano individual, ou seja, o custo-benefício de contratar um plano que atenda a todos os membros da família é maior que o de contratar um plano individual para cada pessoa.
O plano individual dentro de uma mesma residência só compensa de verdade quando os membros (ou algum deles) exibem um histórico de doenças bem diverso do histórico dos outros familiares, necessitando-se de tratamento mais especializado.

Quem tem direito ao plano de saúde familiar?

O conceito de família pode envolver muitos parentes e afins, de acordo com a cultura local e como a pessoa foi criada. Mas o que a Lei dos Planos de Saúde e o Código de Defesa do Consumidor definem é que o plano de saúde familiar deve se estender ao titular (pessoa que assina o contrato), seu cônjuge e seus filhos.
Isso não quer dizer que outros familiares também não possam usufruir dos benefícios do plano, mas é necessário firmar um contrato com a rede fornecedora do plano contemplando essas outras pessoas, que podem ser pais, irmãos, sobrinhos, tios, avós. Vale lembrar que nem sempre a operadora aceita outros familiares e, quando aceita, define uma quantidade específica de beneficiários.
Unimed Familiar

O que essa modalidade cobre?

As coberturas do plano de saúde familiar são definidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS).
O plano básico compreende consultas médicas de diferentes especialidades, exames laboratoriais clínicos de complexidade baixa e média, atendimentos de urgência e de emergência, bem como internações e cirurgias.
Um plano intermediário envolve serviços adicionais, além dos que estão incluídos no plano básico. Já os planos completos abrangem praticamente todos os serviços, inclusive procedimentos de estética.
E existem também os planos mais completos, que dispõem de médicos, clínicas e hospitais credenciados pelo Brasil inteiro.

Quais são as vantagens do plano de saúde familiar?

A rede do plano de saúde oferece ao cliente um Guia de Atendimento Médico (disponível também no site) que especifica os médicos e os pontos de atendimento. Por meio do site também é possível marcar consultas e imprimir a fatura mensal, que pode ser paga através do internet banking, em casas lotéricas ou bancos.
Com o plano familiar você terá à sua disposição e à disposição de seus dependentes os serviços médicos mais importantes, sem se preocupar com a possibilidade de não serem atendidos em momentos críticos.
Com a ajuda do plano de coparticipação, a cada atendimento recebido, o titular deve pagar uma taxa específica. Em compensação, o valor da mensalidade cai, favorecendo bastante o equilíbrio do orçamento familiar. A taxa só será paga se algum serviço for usado.
Enfim, vale a pena ter um plano de saúde familiar para assegurar o bem-estar dos filhos, do cônjuge e, se for necessário, de outros familiares.
Gostou do post? Aproveite e curta a página da Unimed Cascavel no Facebook!