Praticar atividades físicas pelo menos uma vez por semana traz vários benefícios para a saúde. E esse hábito tão importante também é um aliado de peso para o tratamento de doenças respiratórias, especialmente crônicas, como a asma.
De fato, muitas pessoas pensam que as dificuldades para respirar não permitem que certo esforço seja realizado. Mas essa concepção é errada: exercitar-se ajuda na reabilitação pulmonar e ainda aumenta a qualidade de vida de qualquer indivíduo.
Alguns exercícios, porém, são mais recomendados para esses casos. Conheça alguns deles e seus principais benefícios com a leitura deste artigo!
Natação é uma das atividades físicas mais recomendadas para adultos e crianças
Adultos e crianças que lidam com doenças respiratórias podem começar a se exercitar na água. A natação é um dos esportes mais recomendados para casos assim, principalmente por causa do ambiente úmido em que é realizado e dos movimentos aeróbicos que precisam ser feitos.
Esses dois fatores contribuem bastante para que a capacidade e a resistência dos pulmões, do diafragma e dos músculos aumentem: todos eles, em conjunto, trabalham diretamente no processo respiratório.
Como as atividades físicas promovidas pela natação acontecem em um local de maior umidade, o ar fica mais limpo e as vias aéreas e brônquios são desobstruídos com facilidade, eliminando também efeitos que induzem reações alérgicas.
Caminhadas e corridas leves são boas opções para o ar livre
Quem prefere praticar atividades físicas ao ar livre pode optar por caminhadas ou corridas leves. Trinta minutos diários são suficientes para melhorar o condicionamento físico e estimular a capacidade cardiorrespiratória. O impacto necessário para esses exercícios influencia principalmente o fôlego, desde que o horário não seja muito quente.
O mais indicado é sair pela manhã ou ao fim do dia, conforme a disponibilidade da pessoa. Praias e parques arborizados também são ótimas alternativas de ambientes que possuem um ar de qualidade e menor concentração de poluentes e partículas de poeira. Para completar, o praticante ainda angaria outros benefícios, como o desenvolvimento do equilíbrio e da musculatura das pernas.
Yoga é recomendada para trabalhar também o psicológico de pacientes em tratamento de doenças respiratórias
Infelizmente, as doenças respiratórias causam muitos incômodos e angústias para o portador. Falta de ar, tosse intermitente e dor no peito, por exemplo, são motivos para que o estresse ou ataques repentinos venham à tona e atrapalhem até mesmo o convívio social. Por isso, é fundamental manter a calma para não colocar mais obstáculos diante do processo respiratório.
A yoga, então, entra em cena como uma das mais valiosas atividades físicas que suavizam sintomas dessa condição. Por ser tranquila, trabalha a mente, proporciona conhecimento a respeito do corpo e exige o aprendizado de uma respiração correta para manter o equilíbrio e a concentração durante os exercícios.
A postura e as técnicas de relaxamento que são trabalhadas focam no uso dos pulmões, e por isso os movimentos de entrada e saída de ar acontecem com mais facilidade. É importante lembrar, porém, que todos esses exercícios devem ter indicação médica e acompanhamento de resultados. Por isso, faça consultas médicas regulares e exames periódicos.
E então, quais dessas atividades físicas mais chamam sua atenção? Costuma praticar alguma delas? Percebe melhoras na respiração? Comente e conte sua experiência!