Saúde da família: 4 atividades físicas para fazer com os filhos

saúde da família

saúde da família
A melhor forma de cuidar da saúde é por meio da prevenção. Com bons hábitos, é muito mais fácil conquistar efeitos positivos em todas as fases da vida e evitar diversas condições médicas.
O cuidado com a saúde da família deve começar com as crianças e adolescentes. A prática de exercícios físicos é essencial para diminuir os riscos de obesidade e de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Inclusive, pesquisas mostram que jovens que não praticam atividades físicas levam o hábito para a vida adulta. Então, o ideal é começar o mais rápido possível.
Para cuidar da saúde da família completa, veja 4 atividades físicas que podem ser feitas com os filhos!

1. A caminhada e a corrida são opções baratas e práticas

Um dos jeitos mais simples de praticar exercícios físicos é por meio da caminhada. Pessoas de qualquer idade podem ter o hábito e basta caminharem 30 minutos por dia para já se manterem ativos. O ritmo pode variar e ficar mais intenso com crianças maiores ou adolescentes, por exemplo.
Caso ninguém tenha problemas de coração ou de insuficiência respiratória, também dá para apostar na corrida. Com intensidade, é um jeito de acelerar o metabolismo. Ambas podem ser praticadas ao ar livre, como em um parque ou em uma atração turística da cidade.

2. O ato de andar de bicicleta melhora os músculos e o condicionamento

Outro jeito de cuidar da saúde da família é andar de bicicleta. Essa é uma atividade que otimiza vários elementos do corpo: trabalha os membros inferiores, ajuda a melhorar a postura e garante condicionamento físico.
As crianças são as maiores entusiastas da prática, que pode acontecer em parques e áreas do tipo. Se não quiser comprar bicicletas, hoje já existem serviços que oferecem um aluguel acessível para um passeio divertido.
saúde da família

3. Os esportes coletivos ajudam a manter a saúde da família

Também não dá para ignorar a possibilidade de recorrer aos esportes de prática coletiva. É o caso do vôlei, do basquete ou mesmo do famoso futebol.
Essas atividades são ótimas para garantir a saúde da família porque envolvem todo mundo. Grupos maiores formam times completos, mas dá para criar duplas ou trios, por exemplo. Mesmo que todas as regras não sejam seguidas à risca, o importante é se manter em movimento.

4. A natação é uma excelente escolha para a função pulmonar

Se quiser uma prática que promete ser ainda mais divertida, a natação é uma boa alternativa para os filhos que já sabem nadar. Além de ajudar a desenvolver os membros superiores e de diminuir os impactos, é um jeito de expandir a função pulmonar.
Essa escolha garante que a saúde fique sempre em dia, com metabolismo acelerado e melhor circulação e oxigenação das células. Além de praticar a atividade em um clube, também dá para aproveitar a piscina de casa ou do condomínio.
Fazer exercícios físicos não significa apenas pegar pesado na musculação. Com essas atividades, os filhos podem participar, o que garante que a saúde da família toda está recebendo a atenção necessária.
Não quer perder nenhuma outra recomendação ou dica? Curta a nossa página no Facebook e se mantenha atualizado!