Saúde da família: crianças e adolescentes precisam fazer check-up?

saúde da família

saúde da família
Cuidar da saúde da família é uma das principais preocupações dos pais. Quando os filhos estão saudáveis, o desenvolvimento físico e cognitivo transcorre de forma mais tranquila. Para garantir essa formação para os filhos, é como os pais investirem em cuidados com a saúde da família, que incluem alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e um bom plano de saúde.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, crianças e adolescentes também precisam visitar o médico com uma certa frequência. Mesmo que eles estejam esbanjando saúde, é fundamental ter um plano que ofereça suporte em casos de emergência e também para o acompanhamento regular com pediatra ou clínico geral.
Se você se preocupa com a saúde da família e quer saber se as crianças e os adolescentes precisam realizar um check-up, não deixe de acompanhar a sequência deste artigo, pois vamos falar sobre a necessidade ou não de realizar exames nessa faixa etária.

Check-up é importante para crianças e adolescentes?

Essa é uma dúvida comum entre os pais que se preocupam com saúde da família. Muitas vezes, os filhos aparentam estar muito bem, sem nenhum indício de doença que o faça ir até o médico. Por conta disso, a realização de um check-up acaba sendo deixada de lado.
Mas, essa é uma atitude negativa, pois o acompanhamento médico na infância e na adolescência é fundamental para que os profissionais da saúde avaliem o desenvolvimento do seu filho, além de pedir exames que ajudam na prevenção ou no tratamento de doenças que nem sempre apresentam sintomas, como o colesterol.
saúde da família
Sendo assim, o check-up é sim importante e deve fazer parte dos cuidados com a saúde da família. Vale ressaltar que cada médico solicita os exames que achar adequado de acordo com o perfil do paciente. Assim, a avaliação é feita de forma personalizada, analisando principalmente os pontos de atenção. Por exemplo, se a criança ou o jovem já teve problemas como anemia, um hemograma completo certamente será solicitado. Em caso de pacientes com alterações nos rins, exames de ureia e creatinina são fundamentais para avaliar a função renal.

Cuide da saúde da família com o apoio de um bom plano

Vimos que o check-up é muito importante para garantir o desenvolvimento saudável das crianças e dos adolescentes. Por isso, uma dica interessante para os pais que estão atentos aos cuidados com a saúde da família tem a ver com a contratação de um bom convênio.
Hoje, há no mercado excelentes planos de saúde familiar, que oferecem aos beneficiários todo o suporte necessário, como consultas com especialistas, exames em ótimos laboratórios e pronto-atendimento em renomados hospitais da região. Tudo isso com um custo-benefício bastante atraente que lhe ajudará a cuidar da saúde da família.
Abordamos no artigo de hoje a importância do check-up para crianças e adolescentes e mostramos que um bom plano é fundamental para quem quer garantir esses cuidados com a saúde da família.
Para continuar por dentro de dicas como essa, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.