Sinusite infantil: como tratar a tosse?

sinusite infantil

sinusite infantil
Qualquer doença que uma criança tenha é de partir o coração, desde uma simples gripe até as mais graves. Para os pais, que queriam simplesmente poder trocar de lugar com os filhos, é importante ter sempre a ajuda de um pediatra experiente, que poderá sugerir os melhores tratamentos. E aqui existe um desafio, uma vez que algumas das crianças não conseguem descrever seus próprios sintomas e aos adultos cabe apenas observar e investigar os sinais.
No caso da sinusite, alguns sinais são bastante claros, e a tosse está entre eles. Se o seu filho sofre com os sintomas da sinusite infantil, fique de olho neste texto. Separamos algumas dicas para tratar a tosse das crianças.

O que é a sinusite infantil?

A sinusite é a inflamação de mucosas que revestem os seios da face. Eles ficam nas maçãs do rosto, ao redor do nariz e dos olhos. Por isso, um dos sintomas dessa condição é a dor nessas regiões. A função dessas mucosas é eliminar agentes e organismos estranhos ao corpo. Quando o paciente — adulto ou criança — pega uma gripe, sofre alergias ou qualquer outra condição que impeça as mucosas de fazerem o seu trabalho, bactérias, vírus ou fungos se instalam na região. O resultado é a sinusite, que tanto incomoda os pacientes.

Quais são os sintomas da sinusite?

Em adultos, um sintoma muito proeminente é a constante dor de cabeça e no rosto. Entretanto, esse não é um incômodo da sinusite infantil. Para as crianças, o principal sinal de que algo está errado são as tosses. Elas também podem ser acompanhadas de coriza, dores nos músculos e febre, nariz entupido e até a perda de apetite. Para os pais, o que chama mais atenção é a tosse excessiva pela manhã, e que é amenizada ao longo do dia, e a falta de energia, tão característica das crianças.
sinusite infantil
 

Por que as crianças são tão afetadas pela sinusite?

De maneira geral, a sinusite infantil é mais comum que a adulta devido ao fato de que o sistema imunológico delas não está totalmente formado. Ou seja, a deficiência natural de anticorpos as torna mais suscetíveis às doenças. Se a criança em questão tiver alergias, principalmente as respiratórias, some uma dose extra ao risco de contrair a sinusite e desenvolver seus sintomas.

Como acabar com a tosse persistente em crianças?

Nesse ponto, é fundamental entendermos que a tosse é um sintoma e não a doença em si. Por isso, a forma mais eficaz de a eliminarmos é tratar a doença em geral. Nesse ponto, um otorrinolaringologista pediátrico será o seu melhor aliado. Mas enquanto os sintomas não desaparecem, um fato para termos em mente é que o ar seco é o pior inimigo de qualquer doença respiratória, incluindo a tosse. Por esse motivo, é muito comum instalar umidificadores de ar e vaporizadores nos cômodos nos quais a criança estará ao longo do dia. Nesse sentido, a ingestão constante de água também é fundamental para que a recuperação aconteça como previsto.
A sinusite infantil é uma doença que afeta muitas crianças em todo o mundo. Uma simples gripe ou crise alérgica podem ser gatilhos para a instalação dessa doença. E a qualquer sinal de que algo está errado, um pediatra deve ser consultado imediatamente. As crianças são mais frágeis que os adultos e, por isso, podem piorar em uma velocidade maior do que estamos acostumados.
Os seus filhos ou crianças da família já tiveram sinusite infantil? Conte nos comentários como foi essa experiência e quais as principais orientações que o pediatra recomendou.