Sua saúde é preciosa. Mude de hábitos e diminua o risco de câncer

Toda vez que um assunto está envolto em mistérios, o melhor a se fazer é confiar no que é fato. Concorda? O câncer, segunda maior causa de mortes no mundo todo, ainda é uma doença que gera incertezas para médicos e pacientes. Mas a Ciência, por meio da avaliação de evidências, constata que existem hábitos de vida que reduzem o risco de desenvolvimento de tumores. 

Não há como ter certeza se você ou eu teremos câncer, mas mudar hábitos de risco é somar pontos a favor da nossa saúde. Por isso, no artigo de hoje, confira 12 dicas para prevenir o desenvolvimento do câncer ou mesmo diagnosticar situações que podem levar ao surgimento do problema.   

1 • Se fuma, pare! Se não fuma, jamais comece!

Ficar longe do cigarro está no topo da lista porque é a principal prevenção contra todos os tipos de câncer, especialmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Entre as mais de 7 mil substâncias químicas liberadas pelo cigarro, há uma infinidade de compostos cancerígenos.  

2 • O que você ingere faz toda a diferença!

Se você gosta do seu corpo, cuidado com a forma que você o alimenta. Ingerir alimentos de origem vegetal, a exemplo de frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, só vai lhe fazer bem. Outra orientação que vale a sua saúde é evitar produtos ultraprocessados, tipo aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer, bebidas adoçadas, etc.

3 • Mais do que sua estética, é a sua saúde que precisa de um peso adequado!

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) considera os estudos de vários pesquisadores para afirmar que o excesso de gordura corporal gera um processo inflamatório e a liberação exagerada de hormônios que potencializam o risco de desenvolvimento de câncer. Pessoas com peso adequado também podem ter a doença, mas o risco é sempre menor. 

4 • Mais exercício físico, menos câncer…

Caminhe, dance, use as escadas, leve o cachorro para passear, pratique corrida de rua, ginástica, musculação o que for… mas faça algum exercício físico! Uma vida ativa reduz o risco de câncer e também diminui as chances de problemas circulatórios, além de promover o bem-estar em qualquer fase da vida.

5 • Proteja a sua mama… e amamente!

Para a mamãe, o aleitamento materno protege a mulher contra o câncer de mama, mas o benefício também é repassado para o bebê. A amamentação até os dois anos ou mais evita a obesidade infantil e reforça a imunidade das crianças. 

6 • De olho no calendário dos seus exames preventivos!

Mulheres entre 25 e 64 anos de idade devem fazer o preventivo de colo de útero a cada três anos. O exame Papanicolau detecta facilmente alterações nas células do colo uterino, o que leva à cura em praticamente todos os casos. 

7 • Existe vacina contra o HPV. Então, faça!

Meninas na faixa dos 9 aos 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos de idade devem ser vacinados. A dose é uma proteção ao público feminino contra o câncer de colo de útero. 

8 • Existe vacina contra a hepatite B. Então, faça!

O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B. A vacina é um importante meio de prevenção das duas doenças. A vacina pode ser aplicada em pessoas de qualquer idade. 

9 • Alguma dúvida de que beber faz mal?

O consumo de bebidas alcoólicas (em qualquer quantidade ou tipo) contribui para o desenvolvimento de câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco multiplica o risco da doença.

10 • Conhece carne processada? Faz mal!

Presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela e afins são considerados carnes processadas e que aumentam o risco de câncer. O problema está nos conservantes, a exemplo de nitritos e nitratos, que podem provocar tumores de intestino (cólon e reto).

11 • Sol é bom, mas com moderação!

Evite a exposição solar entre 19h e 16h. Em qualquer horário de sol, use chapéu, protetor (inclusive nos lábios) e proteja-se! Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

12 • Cuidado com produtos cancerígenos no trabalho…

Agentes químicos, físicos e biológicos ou suas combinações são causas bem conhecidas de câncer relacionado ao trabalho. Evitar ou diminuir a exposição a estes agentes seria o ideal e desejável. Para que isto ocorra de maneira satisfatória, é necessário o comprometimento de todos os envolvidos, visando a elaboração de planos para evitar o adoecimento dos trabalhadores. Também é fundamental a implementação de leis que obriguem e fiscalizem a substituição dos agentes causadores de câncer no trabalho por outros mais saudáveis, quando já houver esta alternativa.

Curtiu este TOP 12? Compartilhe nas suas redes sociais. 

Cuidar de você. Esse é o plano.