5 dicas que são uma mão na roda para melhorar a sua concentração
Em tempos de pandemia, muitas pessoas estão trabalhando em casa, que é um ambiente cercado de distrações (televisão, som, filhos, etc.). Mas mesmo para aqueles que estão no local de trabalho, é fácil se dispersar com tantas informações sobre o novo vírus. Concentrar-se em meio a todo esse “caos” pode ser bem complicado, especialmente para aqueles que são dos grupos de risco ou que tenham parentes e pessoas próximas que façam parte desses grupos. Ainda assim, você precisa trabalhar. Portanto confira algumas dicas para manter o foco.
Dicas para aumentar a concentração
1 • Deixe o celular fora do campo de visão
Não basta deixar no modo silencioso ou desativar a internet. O melhor a fazer é deixar o celular fora do campo de visão. Pode ser dentro de uma gaveta ou atrás de uma pilha de livros. Enfim, você escolhe o local. O fato é que, quando o aparelho está fora do seu campo de visão, sua mente até esquece dele, evitando que você perca tempo com as redes sociais, já que não é o momento para isso.
2 • Tenha um lugar só seu
Essa estratégia pode ser a mais difícil de ser aplicada na prática, pois nem todo mundo tem um cômodo sobrando em casa para transformar em escritório. Mas esse local de trabalho ou estudo pode ser o seu quarto, a garagem ou até o “quartinho da bagunça” (desde que devidamente arrumado, é claro). Também é importante deixar na porta um aviso para enfatizar que, se você estiver lá dentro, é porque estará concentrado.
3 • Arrume tudo
Falando em arrumação, o local de trabalho precisa estar devidamente organizado. Nosso cérebro odeia bagunça e se distrai facilmente se vê pilhas de documentos espalhados, canetas para todos os lados e assim por diante. Por isso, limpe tudo antes de começar o trabalho. Arrume a mesa e tudo o que estiver ao redor. Por exemplo: se você trabalha no seu quarto, arrume a cama e as roupas antes de iniciar a sua rotina. Não esqueça de manter o local bem iluminado e ventilado.
4 • Faça uma lista de tarefas
Além de ajudar a não procrastinar, uma lista de tarefas também ajuda a manter o foco. Todos os dias, antes de ir para a cama, elabore uma lista com as atividades que precisará fazer no dia seguinte. Essa lista deve estar sempre ao seu alcance, junto de uma caneta. Sempre que uma tarefa não programada surgir, é só anotar.
5 • Faça pausas
Essa é uma das melhores dicas para aumentar a concentração, pois pode ser colocada em prática facilmente. É como se o cérebro fosse um músculo que fica exausto se for utilizado por muito tempo, sem descanso. Ele pode até começar a falhar.
Cuidar de você. Esse é o plano.