A primeira infância abrange os primeiros anos de vida da criança: de 0 aos 5 anos de idade, momento em que muitos cuidados específicos são necessários para que o pequeno cresça com saúde e desenvolva todas as suas capacidades.
Contudo, algumas doenças respiratórias são muito comuns nessa fase. Elas precisam ser tratadas com atenção, pois a criança ainda é frágil e seu sistema imunológico ainda trabalha para criar resistência.
Neste artigo, você encontra uma lista importante, que mostra sintomas e características desse tipo de doença. Portanto, leia com atenção e caso identifique sinais, procure um médico imediatamente.
1. Bronquiolite
A bronquiolite é uma das doenças respiratórias mais comuns em bebês que estão em seu primeiro ano de vida. Os sintomas são muito parecidos com resfriados comuns, pois os vírus causadores de ambas as doenças são os mesmos. Períodos de clima mais ameno ou frio contribuem para que a doença demore mais a ser curada, quando em geral ela pode ser resolvida em poucos dias.
A assistência médica é necessária especialmente se houver dificuldades na respiração causada por congestionamento nasal, tosse e febre. Nesse último caso, a atenção deve ser redobrada, já que não é um sintoma comum e causa alarme quando se manifesta. A criança, nesse período, diminui o apetite e apresenta dificuldades para dormir.
2. Pneumonia infantil
Se o resfriado ou a gripe da criança piorou depois de alguns dias ou parece que nunca apresenta melhoras, uma das mais preocupantes doenças respiratórias pode ter se instalado: a pneumonia infantil. Febre acima de 38,5 e respiração rápida e curta são os principais sintomas que, se persistirem por mais de duas semanas, precisam de consulta médica.
Caso o médico identifique alguma irregularidade, o exame tradicional de sangue será solicitado para confirmar o diagnóstico. O tratamento depende da idade da criança e do estado geral que ela apresenta. Mas, normalmente, exige a constante ingestão de líquidos, repouso total, medicamentos e inalações periódicas para desobstruir as vias respiratórias.
3. Síndrome do Lactente Sibilante
A síndrome do lactente sibilante, também chamada de sibilância ou síndrome do bebê chiador, é uma patologia ainda pouco conhecida pelos pais de primeira viagem. A doença respiratória atinge bebês e crianças e é identificada como uma infecção respiratória causada por vírus. O chiado no peito é o sintoma mais expressivo nessa situação e, se ele não for tratado corretamente, pode vir a se desenvolver em asma mais tarde.
O chiado é acompanhado por tosse, falta de ar e até mesmo alergias na pele. O maior problema dessa doença, no entanto, é o fato de que ela pode camuflar outros problemas mais sérios, como a fibrose cística, que também apresenta o chiado recorrente. Portanto, é fundamental levar o pequeno ao médico e, se necessário, pedir encaminhamento a outra especialidade para confirmar o diagnóstico.
As doenças respiratórias na primeira infância podem pedir consultas e procedimentos de urgência. Sendo assim, não deixe de investir em um bom plano de saúde familiar para manter sempre a saúde das crianças em primeiro lugar.
Você sabia de todas as informações sobre as doenças aqui do post? Alguma delas fez parte da primeira infância de seu filho? Como foi a experiência de tratamento? Deixe o seu comentário, contando um relato a respeito.