Como identificar a depressão na adolescência?

depressão na adolescência

depressão na adolescência
A adolescência costuma ser um período da vida marcado pelas descobertas, pela alegria de viver e pela ousadia. Estudar, divertir-se, conhecer pessoas e aproveitar uma fase repleta de sonhos deveriam ser as principais metas dos jovens. Porém, de uns anos pra cá, um problema começou a se intensificar entre esse público: a depressão na adolescência.
Não há um número exato de quantos jovens enfrentam atualmente a depressão na adolescência no Brasil. Mas, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Psicanálise, cerca de 10% dos adolescentes brasileiros sofrem dessa doença. A nível mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos jovens apresentam os sintomas da depressão.
Diante de números tão preocupantes, é importante que as famílias estejam atentas aos sinais apresentados pelos filhos. Para ajudar os pais, listamos na sequência deste artigo dicas de como identificar a depressão na adolescência para procurar uma ajuda médica especializada o quanto antes. Confira!

Tristeza constante

Na vida, crianças, adolescentes e adultos passam por muitos momentos de alegria e também de tristeza. Mas, quando o sentimento de infelicidade é constante é preciso olhar para o jovem com mais atenção, já que esse é um dos sinais da depressão na adolescência.
Nesses casos, o adolescente passa a preferir ficar sozinho, não apresenta vontade de fazer atividades que antes ele gostava e dificilmente se anima com passeios e encontros com familiares e amigos. Parte dessa tristeza é representada por crises de choro nas mais diferentes situações do dia a dia.

Cansaço excessivo é um dos sintomas da depressão na adolescência

Um jovem saudável costuma ter uma disposição de dar inveja. Por isso, quando o seu filho começa a demonstrar um cansaço excessivo sem uma causa aparente, é preciso ficar atento. Além de poder estar relacionado com alguma doença física, o cansaço também é um sintoma da depressão na adolescência.
depressão na adolescência
Geralmente, os jovens já acordam com essa sensação de cansaço, que só piora ao longo do dia. Dependendo da intensidade, compromete os estudos e as demais atividades realizadas pelo adolescente, pois afeta a sua concentração.

Perda ou ganho de peso

A depressão na adolescência pode interferir na vida do jovem de várias formas, sendo que a perda ou ganho de peso é uma das mais comuns. Se os pais perceberem que o filho está comendo muito mais do que o normal ou que não tem apetite, é importante verificar se esse comportamento não está relacionado com a depressão na adolescência.

Insônia

Ficar acordado até tarde é um dos hábitos dos jovens que os pais mais se preocupam, afinal muitos estudam no período da manhã e precisam dormir bem para ter um bom rendimento escolar. No entanto, há adolescentes que não conseguem dormir ao menos seis horas por dia. Isso geralmente acontece por conta da insônia.
Dificuldades para dormir, acordar muitas vezes durante a noite e não conseguir relaxar enquanto dorme são sinais de insônia que podem apontar para a depressão na adolescência. Geralmente, é durante a noite que o jovem reflete sobre uma série de questões e quando ele está com depressão esses pensamentos acabam atrapalhando o sono e o descanso.
Você conferiu no artigo de hoje dicas de como identificar a depressão na adolescência. É importante que os pais sempre conversem com os filhos, fiquem atentos aos sinais e busquem uma ajuda médica especializada ao perceber algo incomum.
Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra se o adolescente precisa mesmo ter um plano de saúde.